Presídio Lazareto

Olá,

Hoje vou falar de mais um ponto turístico de Ilha Grande, as Ruínas do Presídio de Lazareto.

O lazareto, localizado na praia preta, foi construído em 1886 para ser usado como hospital, com 3 pavimentos, de quarentena  para imigrantes europeus vindos de países onde havia surto de doenças epidêmicas ou contagiosas, como a cólera. Dessa forma acreditava-se que era possível evitar uma epidemia.

foto_36739_2006-12-08_grande

Reza uma lenda que no primeiro andar eles mantinham em quarentena os doentes e que quando a maré subia, invadia os quartos e muitos morriam afogados.

P1060499

A partir de 1893 passou a ser usado com presídio, recebendo rebelados até 1913 quando foi desativado. Em 1932 Getúlio Vargas reabre o Lazareto como presídio federal recebendo presos comuns e posteriormente os presos transferidos do presídio de Fernando de Noronha, funcionando até 1954 quando o .então governador Carlos Lacerda ordenou sua demolição.

4_lazareto52

Hoje restam apenas ruínas da base do edifício, que está fechado para visita pois corre risco de desabamento, mas vale a visita por fora e podem aproveitar para conhecer a praia preta considerada por muitos como medicinal por suas areias pretas ricas em minerais, além do Aqueduto.

images (1) aqueduto

O Lazareto fica a 15 min de caminhada do centro de Abraão e vale a visita e a caminhada.

Espero que tenham gostado e aproveitem pra ir lá aproveitar as águas calmas da Praia Preta.

Imagens Google

 

 

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Michele Viaja

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading