Jardim Suspenso do Valongo

O Jardim Suspenso do Valongo fica localizado na subida do Morro da Conceição, na Rua Camerino, o parque foi projetado pelo arquiteto-paisagista Luis Rey e inaugurado em 1906.

h2

” A antiga Rua do Valongo, que ligava o Cais do Valongo ao Largo do Depósito, abrigava lojas que vendiam escravos e artigos relacionados à prática da escravidão. No eixo formado por este caminho, os escravos recém-chegados eram acomodados em barracões conhecidos como casas de engorda, onde literalmente ganhavam peso, de modo a valorizar seu preço no mercado. Nesta área também havia mercados onde os africanos escravizados eram expostos aos potenciais compradores. No início do século XX, por ocasião do alargamento da via, foram construídos o Jardim Suspenso do Valongo, a Casa da Guarda e o Mictório Público. Parte do plano de remodelação e embelezamento da cidade pelo Prefeito Pereira Passos, o parque foi projetado pelo arquiteto-paisagista Luis Rey e inaugurado em 1906. Escavação arqueológica encontrou vasto acervo que remete à “tralha doméstica” da época, revelando aspectos da vida cotidiana, costumes e mentalidade dos habitantes do Morro da Conceição.”

Fonte: http://portomaravilha.com.br/

O Jardim e a Casa da Guarda ficam abertos a visitação diariamente, das 10h às 18h, e abrigam   estátuas dos Deuses Minerva, Marte, Ceres e Mercúrio além uma exposição  com os achados arqueológicos das escavações das obras do Porto.

01_11_12_4

Esse é mais um pedaço do Rio e de nossa História que deve ser visitado e valorizado pela população. Você ainda pode fazer um tour guiado pelo circuito histórico gratuito.

Para maiores inf: (21) 2153-1400 ou email: cdurp@cdurp.com.br identificando-se com nome e telefone.

Imagens Divulgação do Site: http://portomaravilha.com.br/

 

2 respostas para “Jardim Suspenso do Valongo”

  1. Michele, bom diaa! Adorei essa divulgação. Existe algum passeio, tipo city tour aqui no Rio pra fazer aos domingos? Para saber um pouco mais da Historia, da ocupação do Rio, predios históricos etc etc. Fico triste de não ter citytour no Rio como há em outras cidades no mundo.
    gde abç,
    Claudia Rennó.

    • Bom Dia Claudia,
      Que bom que gostou do post.
      Tem sim, e esses passeios não são somente para turistas, também fico triste, mas pelas pessoas não darem valor a nossa História.
      Tem esse projeto que sai do Jardim do Valongo, no post tem os contatos para maiores informações, e é gratuito. Vale muito a pena entendermos um pouco mais do lugar que vivemos. Na minha agência também ofereço esses serviços de maneira privada ou em regular de forma mais completa porém tem um custo que depende do número de pessoas e qual o tipo de city tour, maiores inf: contato@mrxturismo.com.br
      Bjs

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Michele Viaja

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading