Oi gente,
Quem me acompanha nas redes sociais pode perceber que ontem fui com meu pai e irmã (só mamy que infelizmente não pode ir) passear no Centro do Rio de Janeiro. Aqui aconteceu a História do nosso País, o Rio foi palco dos maiores acontecimentos do Brasil colônia e também da República. Nenhum Estado no Brasil tem mais História a contar que o Rio de Janeiro.
Infelizmente o carioca pouco tem interesse em cultura e história, mas se engana quem acha que não tem quem goste. Visitamos 3 Museus em 1 tarde, aqui tem-se a cultura de estar ao ar livre por isso só os Museus e espaços com maiores apelos midiáticos tem um certo movimento que deixa a visita um pouco mais lenta.
Todo mundo conhece o CCBB, na Candelária, mas ao atravessar a rua tem a Casa França – Brasil mas seu movimento em nada lembra o do Centro Cultural Branco do Brasil. Posso garantir que vale a visita, como museu, realmente é pequeno e não acomoda grandes exposições, no momento está a mostra TOMBO, mas a arquitetura do lugar já é uma obra de arte, na varanda, onde você consegue esquecer da agitação de uma grande metrópole, vale perder o tempo e apreciar a vida. Tem também um restaurante, o Crepe Nouveau Art, onde você pode comer crepes sem glúten e sucos de frutas 100% orgânicas.

Andando mais cerca de 50 metros você chega ao Centro Cultural dos Correios, outro lugar pouco visitado mas com uma bagagem histórica intransferível. Atualmente 2 exposições estão nos 3 andares do Centro Cultural dos Correios. A primeira é a FotoRio 2015 que ficará até 26 de julho e são fotos do Rio de Janeiro pelo olhar de alguns artistas na era moderna e a segunda, e pra mim a mais bonita e especial, A Muito Leal e Heroica Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, são imagens, pinturas e retratos do Brasil colônia, dos séculos XVIII, XIX e você ainda poderá ver a Lei Áurea, assinada pela princesa Isabel, mas corre que ela só ficará até dia 12 desse mês.
Andando mais um pouco passamos pelos becos da Travessa do Comércio, ainda com traços do Brasil Colônia, e saímos no Arco dos Teles na praça XV. Por ali chegavam as embarcações com produtos a serem comercializados. E se você é amante de charutos, vai encontrar uma tabacaria que parece estar ali sobrevivente do Rio Antigo.
Atravessando a rua chegamos ao Paço Imperial, onde aconteceu o dia do fico com D. Pedro I dizendo: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico”. O Paço Imperial eu achei pouco conservada em algumas partes, mas lá podemos ver vestígios da antiga casa da moeda que ali funcionava. A principal exposição que está lá é em homenagem a cantora Maria Bethânia, que completa 50 anos de carreira.
Todos esses lugares podem ser visitados de maneira gratuita e não é preciso usar o Passaporte dos Museus Cariocas, mas se você tiver conseguido garantir o seu, não deixe de levar para ganhar o carimbo de mais uma visita.
Espero que eu tenha conseguido passar um pouquinho dessa experiência maravilhosa para vocês. Estou louca para o próximo passeio, que tal vocês me darem alguma ideia!!!!
Beijinhos e até a próxima!!!!
Uma resposta para “Passeio pelo Centro Histórico do Rio de Janeiro”
[…] Se ainda não leu o post, clique aqui!!!! […]