Museu Naval do Rio de Janeiro

Oi amores,

Hoje o assunto é museu!!!!

museu
Foto: https://www.mar.mil.br/dphdm/museu/museu.htm

“O Museu Naval, situado em um prédio centenário na Rua Dom Manuel, no Centro do Rio de Janeiro, apresenta a exposição permanente “O Poder Naval na Formação do Brasil”, que ocupa sete salas do pavimento térreo.

O tema destaca a participação do Poder Naval na História do Brasil, a importância que teve na formação do País e nos dias atuais. O descobrimento, a colonização e a maioria das invasões e ameaças vieram do mar. Daí a importância da História Naval brasileira, ainda tão pouco conhecida.

Diversos objetos importantes fazem parte do acervo exposto: modelos navais (maquetes de navios), obras de arte, canhões resgatados de navios naufragados, figuras de proa, medalhas, entre outros objetos.

Tudo isso é mostrado aos visitantes através dos fatos históricos, numa linguagem e contexto contemporâneos, empregando-se também recursos interativos de som e imagem.

No Pátio d’Armas destaca-se o móbile “Aves dos Mares do Brasil”, com 52 pássaros, idealizado para ocupar o vão central do prédio de três andares. No local, pode-se conhecer 12 espécies de aves que sobrevoam os mares do Brasil.

Ao percorrer o Pátio d’Armas, o visitante também poderá estar pisando em uma mina utilizada na Segunda Guerra Mundial ou em um torpedo B-57 de 1894. Esses exemplares estão em grandes vitrines construídas no piso.

No segundo andar do prédio são realizadas exposições temporárias; há também uma Sala de Educação, para receber turmas de escolas. O Museu ainda conta com um auditório, no terceiro andar, para eventos.”

Fonte: Museu Naval – https://www.mar.mil.br/dphdm/museu/museu.htm

Já sabem que eu amo museu e acho que todos valem a visita né.

O Museu Naval fica na Rua Dom Manuel, 15, Praça XV, Centro – Rio de Janeiro – RJ. Funciona de Terça a Domingo, das 12h às 17h e a entrada é franca.

Beijinhos e até a próxima!!!!

2 respostas para “Museu Naval do Rio de Janeiro”

  1. Muito interessante esse post Michele. Um hotel aqui em Dublin tem uma escada idêntica a essa, mesma cor de madeira, tamanho…mas não tem os canhões, ainda bem! rsrs

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Michele Viaja

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading