Santos Dumont x Galeão – Aeroportos do Rio de Janeiro, qual escolher?

 

A380_take_off_airbus_livery
Imagem: Divulgação

Na hora de escolher e finalizar a compra do seu vôo seja de chegada ou saída do Rio de Janeiro, sempre surge a dúvida: Qual aeroporto escolher?  Então no post de hoje vou tentar ajudá-los nessa missão.

Se você vai chegar ou sair direto em um vôo internacional o Galeão é o único que lhe disponibilizará vôos, a não ser que faça escala em algum destino nacional ai seu vôo poderá passar pelo Santos Dumont.

O Santos Dumont fica na região central do Rio de Janeiro e isso é um grande facilitador de deslocamento. Ele é muito mais próximo da Zona Sul, a famosa zona turística da Cidade, e perto de todo o centro financeiro e comercial do Rio de Janeiro. Agora com o VLT que vai do aeroporto até a Rodoviária se tornou ainda mais funcional. O Aeroporto está num lugar privilegiado inclusive pela beleza do lugar, com vista para o Pão de Açúcar. Até seu prédio é bonito, porém não tem uma enorme oferta de vôos, é um aeroporto menor e justamente por estar em uma área urbana, não é possível levantar vôo ou aterrissar em caso de neblinas ou chuvas fortes.

O Galeão ou Antônio Carlos Jobim (tom Jobim) ou ainda chamado de Internacional, é um aeroporto de porte muito maior com vôos internacionais e uma grande oferta de vôos nacionais também. Recém inaugurou um novo terminal onde poderá acomodar o maior avião comercial em atividade no mundo o Airbus 380. Mesmo em casos de chuva e neblina dificilmente os serviços são interrompidos já que eles operam com auxílio de outros aparelhos. O problema desse aeroporto é que ele fica mais distante da Cidade, ele fica na Ilha do Governador a uns 20 km do Centro do Rio e é preciso passar por algumas vias expressas para chegar até lá, infelizmente hoje é uma zona perigosa, mas ainda tem opção de transporte público. É possível chegar e sair de lá via BRT fazendo baldeação em uma estação do metrô ou também algumas linhas de frescão (nossos ônibus executivos com ar condicionado, “leva” o apelido de frescão). Além disso, costuma ter preços de vôos mais baratos que o Santos Dumont, já que sua oferta e rotatividade é muito maior.

Ambos os aeroportos atendem bem a Cidade, basta você traçar o seu perfil, se és um passageiro de negócios com pouco tempo, por exemplo, sua melhor opção será o Santos Dumont.

Eu particularmente prefiro o Galeão, o Santos Dumont, tem muitos atrasos e cancelamentos pelas neblinas (claro que com o céu limpo, corre tudo bem), além de dar uma fobia já que tem muitos prédios no entorno, e eu que tenho medo de voar, fico mais nervosa, hahaha.

 

 

4 respostas para “Santos Dumont x Galeão – Aeroportos do Rio de Janeiro, qual escolher?”

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Michele Viaja

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading