Pico do Itapeva – Vale do Paraíba

Um lugar lindo para visitar durante sua estadia em Campos do Jordão é o Pico do Itapeva.

img_7947

O Pico do Itapeva é o quinto maior cume do Brasil com 2.030 metros de altitude e pertence à Cidade de Pindamonhangaba, porém o único acesso por estrada é via Campos do Jordão. O nome Itapeva significa Pedra Achatada em Tupi Guarani.

Lá de cima é possível apreciar toda a beleza do Vale do Paraíba Paulistano (Cidades do Vale: Tremembé, Taubaté, Caçapava, São José dos Campos, Pindamonhangaba, Guaratinguetá, Aparecida, Roseira, Lorena, Potim, Cruzeiro, Piquete, Moreira César, Cachoeira Paulista e Eugênio de Melo).  Por ser um lugar turístico havia ali uma feirinha de artesanato que foi retirada por determinação da justiça já que o local é de propriedade privada e área de proteção ambiental.

Apesar de ser propriedade privada a entrada é gratuita e o dono de toda aquela região está construindo um pólo comercial cerca de 300 metros abaixo do cume onde há um lago belíssimo que também é um dos lagos mais altos do Brasil.

Quem está em Campos do Jordão precisa separar um tempinho para visitar esse cume. No dia em que fomos estava com muitas nuvens e não conseguimos ver nenhuma das Cidades do Vale do Paraíba, mas como eu sempre digo, até os dias chuvosos tem sua beleza, foi possível ver as nuvens encobrindo o vale e se perceber acima delas com uma visão privilegiada de como a natureza é mutante e linda em suas diversas formas.

img_7958

Como chegar ao Pico:

Saindo da Praça da Vila Capivari, centro turístico, entrar na primeira à direita e seguir as placas que indicam o Tênis Clube e a Ducha de Prata na Av. Senador Roberto C. Simonsen. Mais a frente você irá avistar o Hotel Quatre Saison ali vire à direita e siga em frente até o fim do asfalto onde poderá estacionar e subir certa de 30 metros até o Pico do Itapeva.

Visitem esse lugar, parece que você está mais perto de Deus!

 

3 respostas para “Pico do Itapeva – Vale do Paraíba”

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Michele Viaja

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading