Madureira, Por que não “turistar” por lá?

Que o Rio de Janeiro não é feito só de praias muita gente já sabe, mas o que poucos turistas quando vem pra cá sabem é que a Zona Norte, mais especificamente Madureira, também tem seus encantos.

A cerca de 17 km do aeroporto Internacional do Rio de Janeiro e em direção ao lado oposto a Copacabana, Madureira é o maior pólo comercial da Zona Norte do Rio de Janeiro e um dos maiores da Cidade, acredito eu que só fique atrás do Centro do Rio.

No Mercadão de Madureira é possível encontrar tudo, e quando eu falo tudo eu não estou sendo exagerada. Se alguma famosa lança alguma tendência por aqui, corre no Mercadão que tem. Precisa de itens religiosos para uma romaria ou para suas crenças no candomblé? Vai lá que tem. Precisa de ervas com algumas funções gastronomias, medicinais ou espirituais? Lá também tem. Quer decorar sua festa de aniversário? Já sabe aonde ir né.

mercadao-de-madureira
Foto: apontador.com.br

Muitas Cidades, tem seus mercados populares em Zonas Centrais, o que não ocorre no Rio, claro que temos a região Popular do Saara no Centro do Rio, mas ainda assim no Mercadão você encontra coisas que não vai encontrar por lá.

Além do Mercadão é possível no bairro de Madureira encontrar muitas outras lojas e uma variedade imensa de itens necessários para o dia a dia ou não e tudo com um preço bem menor que os praticados nas zonas turísticas da Cidade.

Madureira também é o berço da Cultura Popular do Rio. Madureira respira Samba, onde estão localizadas quadras de duas escolas de Samba do Carnaval Carioca. Recentemente Madureira ganhou mais um atrativo, já muito usado pelos moradores de toda essa região, o Parque Madureira, obra de nosso atual prefeito Eduardo Paes, que é um apaixonado pela Cidade e por Madureira onde está localizado sua escola de Samba de coração a Portela, alias minha escola também.

olimpiada
Foto: Guilherme Pinto / Arte:Caroline Zanobini

O parque de Madureira é atualmente a 3ª maior área verde da Cidade, ficando atrás apenas do Aterro do Flamengo e da Quinta da Boa Vista, sendo um ótimo lugar para uma leitura sentado na grama, a prática de exercícios físicos, descanso e diversão das famílias da região.

2joo9j4zclk3qurzxy46yr1vm
Foto: Daniel Castelo Branco / Agência O Dia

Hoje chegar à região de Madureira se tornou bem mais fácil já que além do trem nos ramais Deodoro (sentido Deodoro), Santa Cruz e Japeri (sentido Santa Cruz e Japeri) e das linhas normais de ônibus que dão a volta na Cidade, tem também o BRT que faz da Barra a Madureira em menos de 30 minutos.

Pra quem estiver vindo ao Rio e quiser se aventurar nesse bairro boêmio, saiba que vão ser divertir bastante com a excentricidade do lugar e quanto ao perigo, posso garantir que Madureira vai surpreender você nesse quesito. Claro que aconselho alguns cuidados, como não se vestir tão “turistão” assim e não ficar com seus equipamentos eletrônicos tão a mostra, além de evitar o Bairro após as 22:00 horas, quando o Parque Madureira fecha e movimento termina, a não ser que esteja na quadra da Portela, aí é sair dali direto para seu hotel.

 

 

 

 

 

19 respostas para “Madureira, Por que não “turistar” por lá?”

  1. Que lugar mais lindo!
    Morro de vontade de conhecer o rio, sempre fico babando nas fotos desse Estado, com certeza quando tiver oportunidade vou conhecer Madureira. Bjs

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Michele Viaja

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading