Como viajar de avião com seu Pet!

Sei que deixei vocês não mão ontem já que não teve post aqui no blog, mas foi por uma boa razão. Foi aniversário do meu pai e passeio o dia dedicado a ele, e já que saímos para almoçar em um restaurante bem legal, podem esperar que vai ter post aqui sobre esse passeio que fizemos ontem. Agora vamos ao post de hoje, você tem animalzinho de estimação, vai viajar de avião e quer levar seu pet? Vem que hoje vou esclarecer algumas dúvidas!!!

thinkstockphotos-89791623
Imagem: Thinkstock

Eu quero levar meu pet comigo na cabine, eu posso?

Sim, você pode! Mas isso depende das regras individuais de cada Cia aérea. Algumas companhias têm limite de peso do animal em 10 kg, já outras não deixam muito claro esse limite. Então leia atentamente as restrições de cada Cia para escolher a que lhe atende melhor!

Eu preciso de alguma documentação?

Sim! Esses documentos devem ser emitidos por um médico veterinário com registro, depois de uma avaliação no seu pet. Para viagens nacionais é necessário carteira de vacinação atualizada e de tratamento com vermífugo, já para viagens internacionais  é exigido o Certificado Zoossanitário Internacional que só pode ser emitido por um médico veterinário do Ministério da Agricultura, que você encontra nos aeroportos internacionais. Se o animal for silvestre, aí será necessária a autorização emitida pelo IBAMA. Além de todos esses cuidados, você ainda deve verificar as exigências do País de destino, pois alguns Países exigem ainda outros documentos.

Eu preciso de uma caixa de transporte?

Com certeza! Esse é um item muito importante e que é de total responsabilidade do proprietário. A caixinha deve ter dimensões bem confortáveis para seu animalzinho, ela deve permitir que o pet dê um giro de 360° em torno de si mesmo. A caixa deve ter abertura para ventilação, de material rígido que agüente impactos, o piso deve absorver urina e fezes, a tranca deve ser bem segura para evitar fuga e na parte de fora da caixa de maneira visível deve ter nome, endereço e telefone do proprietário. Mesmo que esse animal esteja na cabine com você ou despachado no bagageiro. O que nos leva a próxima questão!

thinkstockphotos-522521147
Imagem: Thinkstock

Como é a viagem no compartimento de carga?

Não é tão ruim assim! Claro que seu animal pode até ficar mais agitado por estar sozinho, por isso é ideal que você o treine para isso, mas lá no compartimento de carga ela vai até ter mais espaço par acomodo da caixa. O compartimento de carga também é pressurizado e climatizado assim como a cabine. Não pense também que eles serão jogados lá como as malas, não é assim que funciona. Eles serão levados por último para o compartimento e sairão primeiro, tudo isso por um funcionário da Cia.

Eu preciso de cão-guia, como faço?

Você deve avisar a Cia aérea com antecedência e o seu amigo de todas as horas vai viajar ao seu lado na coleira, normalmente. Além de avisar a Cia e ter os documentos do animal, você também precisará de um atestando médico informando sua condição e a necessidade de um cão guia.

Depois de tomar os devidos cuidados é só escolher a Cia que se encaixa melhor com você e seu amigo e seguir viagem!

6 respostas para “Como viajar de avião com seu Pet!”

  1. Eu não tenho mais animais em casa, mas pelo menos vou estar mais ciente de como vai ser quando eu ter um cachorro e eu querer levar ele em uma viajem. Agora entendi o porque muitas pessoas deixam seus animais, não imaginei que fosse tão chato pra conseguir leva-los, pensei que precisava só da carteirinha de vacinação com todas as vacinas precisas.
    Beijos,

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Michele Viaja

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading