Lista de Material Escolar – Como Economizar?!

Hoje o tema aqui no blog é finanças, e como as aulas estão prestes a começar e a lista de materiais escolares está aí pronta para ser comprada as pressas, eu resolvi te ajudar a economizar na compra do material escolar do seu filho ou filha.

Algumas dicas bastante úteis podem te fazer economizar muito, então pegue lápis e papel, sente e anote tudo o que vou falar!

matrerialesoclar
Foto: RPC Maringá/Reprodução
  • Você não precisa comprar toda a lista!

Infelizmente mesmo sabendo que é proibido por lei, alguns colégios insistem em pedir itens que ele mesmo deveria comprar. Você não precisar ter vergonha do seu filho não dá toda a lista, pelo contrário você deveria falar com o colégio que eles devem tirar esse itens da lista de material. Vamos aos itens:

1. Material de uso coletivo: álcool, papel higiênico e vários outros;

2. Material de limpeza: Detergente, desinfetante entre outros;

3. Material Administrativo: Folha de Papel Ofício, Cartolina, Fita adesiva, algodão e muito outros que caracterizam uso da administração do colégio; OBS: pode ser que o colégio realmente use a algum desses objetos para didática do aluno, por exemplo a cartolina, mas para isso você tem o direito de saber qual o planejamento do uso e deve ser pedido em uma quantidade razoável;

4. Exigir marca específica ou loja exclusiva: Não é permitido exigir do responsável que ele compre a marca X ou a Y e nem que ele compre exclusivamente na loja A. Os Pais ou responsáveis legais podem comprar que qualquer marca e em qualquer loja. Claro que se a instituição estiver lhe indicando alguma loja e estiver com desconto para alunos dessa instituição, não custa nada passar lá e conferir.

Só em cortar alguns itens dessa lista você já deu uma boa economizada hein.

  • Reaproveitar o que sobrou do ano anterior!

Sabemos que as crianças querem tudo novo, não é mesmo, mas acontece que estamos em um período de crise e evitar o desperdício, comprando somente o que for realmente necessário é uma ótima forma de não extrapolar o orçamento. Colocar em uso tudo o que sobrou também é válido para livros. Que tal perguntar aquela mãe que o filho cursou a atual série do seu filho no ano passado, se ela poderia doar os livros ou até vender por um preço mais em conta? Um livro em bom estado com uma capa nova é como um novo, e se você conservar bem ele poderá fazer a mesma coisa no próximo ano. De acordo com a lei Estadual n° 6.586/94, os livros didáticos só podem ser substituídos pela instituição a cada 4 anos.

  • Pesquise!

É melhor gastar tempo e sola de sapato do que dinheiro! Separe um tempo para andar e pesquise muito. Escolha um bairro com concentração de muitas lojas de material escolar e ande muito. Anote tudo. Em casa faça uma planilha onde você pode colocar os nomes das lojas e ao lado do item solicitado você anota o preço, assim você saberá em qual loja qual item é mais barato e assim poderá voltar para comprar somente o que for mais em conta ali.

  • Compre em grupo!

Junte outras mães e saiam juntas na caçada a bons preços, as lojas costumam dar bons descontos para grupos.

  • Não compre tudo de uma vez!

Compre também ao longo do ano. Por exemplo, se na lista pede 2 lápis, compre 1 e quando estiver por acabar você compra o outro, e isso serve para outros itens da lista.

  • PEÇA DESCONTOS!

SEMPRE, peça descontos! Até no cartão peça descontos, se for preciso diga que a outra loja lhe concedeu e que você irá fazer as compras lá. Pergunte antes, no momento da pesquisa se eles oferecem algum desconto. As lojas sempre tem um desconto para dar, mas eles não oferecem, você precisa pedir! E não pense você que R$ 2,00 não é desconto, todo desconto precisa ser visto como uma economia anual!

material_escolar_620x465_chico_valdiner_secom_mt
(Foto: Chico Valdiner / Secom-MT)

Com certeza se você seguir esses passos sua economia será gigantesca e você não vai precisar arrancar os cabelos para fechar o mês!

20 respostas para “Lista de Material Escolar – Como Economizar?!”

  1. Olha, para quem é mãe com filhotes em idade escolar, tem que ficar atenta mesmo. Meus pais sempre faziam isso quando eu estudava. Compravam metade do material…pois ou eu perdia metade ou doava pros coleguinhas, dai começaram a fazer isso pra que eu não ficasse sem. Adorei as dicas…super pertinentes.

  2. Sai com a minha tia pra fazer a compra da minha priminha…pesquisamos e penchichamos muito tbm..hahahaha
    Não gastamos mto e minha priminha adorou as coisas.
    Vale a pena as dicas gente!!!

  3. Adorei o post! Todas as dicas são maravilhosas, e realmente tem escolas que abusam nos itens da lista. Já trabalhei em papelaria e via listas de material escolar com 2 folhas de itens, eu sentia dó dos pais que gastavam hororres com um monte de coisa desnecessária. Bjs

  4. Oi Michele.
    Muito bom seu post! Todas as mamães deveriam ler para ficarem atentas! Existem realmente várias formas de economizar, e isso é preciso, principalmente nos dia de hoje!
    Muito boa as dicas!!!! 😉
    Beijão
    Lilica

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Michele Viaja

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading