Dicas para se sair bem na Imigração!

Quem nunca ficou tenso só de ouvir a palavra Imigração? Pois é, sempre que vamos viajar para um País estrangeiro precisamos obrigatoriamente passar pela imigração desse País, e isso pode ser um problema. Mas nesse post eu vou te ajudar com dicas para que você passe tranquilamente por esse momento da sua viagem.

5246726364_0121691ed3_b-1-620x413
foto: divulgação U.S. Customs and Border Protection
  • Seu passaporte deve ter pelo menos 6 meses de validade a partir da data de sua viagem. Alguns Países não aceitam passaporte com validade menor e se você só perceber isso na Imigração pode ser tarde demais!
  • Verifique se o País de destino exige que o visitante esteja em dia com alguma vacina. Existem Países que exigem vacina contra Febre Amarela, por exemplo, e você deve levar o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia. Fique atento também ao prazo para a vacinação, contra a febre amarela, por exemplo, deve-se vacinar com pelo menos 10 dias de antecedência da sua viagem.
  • Se o seu voo tem conexões, verifique se existe alguma documentação exigida pelo País de conexão. A ausência dessa documentação pode fazer você, caro viajante, a perder o seu voo para o destino original e pode até culminar na sua volta pra casa antecipadamente, então Fique Atento!
  • Tenha um seguro saúde de viagem, diversos Países ao redor do mundo exigem um seguro saúde internacional e mesmo para os que não exigem é sempre bom ter um. Eu falei os motivos de se ter um seguro saúde de viagem aqui nesse post!
  • Viaje com o montante de pelo menos U$80,00 por dia/por pessoa da estadia, para provar que tem dinheiro suficiente para se sustentar durante sua viagem, claro que esse valor não deve ultrapassar o limite da receita federal brasileira, ou então você poderá responder por evasão de divisas, preste atenção a isso!
  • Leve em mãos a passagem de saída do País de destino e também voucher de hospedagem do hotel em que vai ficar, caso fique hospedado na casa de alguém, peça ao dono da casa para fazer uma carta convite assinada para que você possa apresentar uma cópia na imigração caso seja necessário.
  • Não faça muito barulho ou demonstre inquietude durante a fila da imigração, os oficiais migratórios podem ficar atentos a um comportamento inadequado.
  • Seja Simpático! Não é pra escancarar um sorriso, mas um sorriso sincero e simpatia cotam a favor
  • Vá sozinho ao balcão de imigração, só vá acompanhado caso alguém mais com você divida toda a documentação ou, seja menor de idade.
  • É normal se o oficial começar a lhe fazer perguntas e caso você não consiga entender e nem responder tem o direito de solicitar um intérprete.

Essas dicas ajudam bastante a passar pela imigração de maneira tranqüila, mas se ainda assim você for barrado saiba que tem o direito de saber o motivo de não poder entrar no País e tem também direito a um intérprete, a ligar para um representante da embaixada ou consulado brasileiro, enquanto estiver “preso” tem também direito a se alimentar, beber água, acesso ao banheiro e a meios de comunicação, além de só poder ficar retido por no máximo 48 horas.

Tomem os cuidados necessários, façam as malas e Boa Viagem!!!

 

18 respostas para “Dicas para se sair bem na Imigração!”

  1. Cada dica maravilhosa!! Sou super tensa, e com certeza quando for fazer uma viagem internacional vou anotar suas dicas pra me livrar de uma encrenca.
    Beijoss ;*

  2. Adorei esse post. Pretendo fazer minha primeira viagem para fora e estou um pouco com medo, além de não falar inglês fluentemente no momento. Essas dicas são ótimas. Obrigado!!

    kamilaluz.wordpress.com

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Michele Viaja

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading