Economia

Dicas para economizar Água

Ontem acordamos e nos deparamos com a falta total de água em casa. Não entra água aqui na minha rua a mais de uma semana e ontem a prestadora de serviço ainda entrou em greve aqui no Rio de Janeiro então imaginem o sufoco!Então resolvi aproveitar já que as terças feiras aqui, falamos sobre economizar, para falar sobre economia de água.

como-economizar-agua
Imagem: http://www.docecomomel.com

Vão aqui algumas dicas para economizar água, a natureza e também o seu bolso irão lhe agradecer!

  • Verifique se existem vazamentos!

As vezes um pequeno vazamento em um cano pode desperdiçar até 45 litros de água por dia, vais sair mais barato se você concertar, com certeza!

  • Colete água da chuva!

Essa é uma dica que tenho certa dificuldade de por em prática aqui em casa, minha mãe tem um apego nos baldes dela e não gosta nadinha quando eu os espalho para coletar água da chuva, mas ainda assim sempre que dá eu faço. Essa água pode ser usada posteriormente para molhar as plantas, lavar o quintal e até para usar no vaso sanitário!

  • Feche a torneira e o chuveiro!

Enquanto escova os dentes ou faz a barba feche a torneira! Enquanto se ensaboa ou passa shampoo ou condicionar feche o chuveiro. Essas atitudes podem economizar até 135 litros de água!

  • Reaproveite a água da máquina de lavar!

Reaproveite essa água para usar no vaso sanitário e para lavar o quintal! Um ciclo de lavagem pode chegar a 200 litros de água que vão literalmente pelo ralo.

  • Tire o excesso de comida da louça!

Antes de começar a lavar tire todo o excesso da sujeira da louça com uma esponja seca e enquanto estiver esfregando mantenha a torneira fechada.

  • Use vassoura e pano!

No Brasil temos o costume de lavar cozinha, lavar banheiro não é mesmo! Tudo precisamos lavar por aqui! Mas isso é um conceito do passado que precisa ser mudado. Eu aprendi nos Estados Unidos que lavar não é tão necessário assim. Opte por comprar produtos que fazem limpeza sem precisar de água, eles funcionam de verdade gente!

  • Aproveite o banho para esfregar o Box !

Aproveite enquanto o sabão está sendo tirado para esfregar o Box e já usar aquela água do corpo para lavar.

  • Não tome banhos demorados!

Não é preciso ficar 20 minutos debaixo do chuveiro para estar limpo, reduza esse tempo para 5 minutos, se possível, isso vai gerar uma economia enorme pra você e sua família, cerca de 12 litros por minuto.

  • Compre redutores de vazão!

Esses redutores para torneiras e outras saídas de água reduzem em até 20% o consumo de água.

  • Faça uma reeducação na sua casa!

Não adianta só você fazer, tomo mundo que mora na sua casa precisa colaborar, então converse com todos e se unam nessa tarefa.

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s