Economia

Regra dos 50 – 15 – 35, você conhece?

Já ouviu falar na regra dos 50-15-35? Não! Então continue lendo esse post que vou lhe explicar! Mas antes quero lhe contar que a partir dessa semana, todas as quintas feiras terão vídeos de dicas financeiras lá no canal para você que como eu quer enriquecer, então aproveite para se inscrever no canal AQUI!

shutterstock_77614246
Imagem: http://www.cafecomgalo.com.br

Essa regra é bem simples de explicar e de entender. Você vai pegar toda a sua renda e dividir em três grupos: 50%, 15% e 35%. Agora eu vou te explicar o que é cada um desses grupos!

50% da sua renda devem ser destinados para seus gastos essenciais, que são todas as suas despesas necessárias para sobreviver como: moradia, luz, água, telefone, educação, transporte, saúde e alimentação. Esses itens não podem ultrapassar 50% do que você ganha por mês.

15% da sua renda devem ser destinados as suas prioridades financeiras, que vai depender diretamente da sua situação financeira nesse momento.

Se você está endividado a sua prioridade financeira é pagar essas dívidas e esses 15% da sua renda servirão para isso, mas pode ser que você precise comprometer mais do que essa porcentagem para quitar essas dívidas então para isso você terá que cortar gastos destinados aos 35% e 50% do seu salário.

Mas e você não for uma pessoa endividada, sua prioridade financeira será poupar. Você vai poupar esses 15% primeiramente para uma reserva de emergência e após você chegar ao valor equivalente a 6 meses do seu salário, você pode começar a poupar para algo que você queira muito, uma viagem por exemplo.

35% da sua renda serão destinados para seu estilo de vida, que são as despesas que você tem para seu prazer. Elas não são essenciais e nem prioritárias, mas elas são ótimas para sua vida social. Com ela você poderá ir a bares, cinema, se presentear, ou até mesmo poupar para um objetivo maior ser alcançado mais rápido. Esses gastos também devem ser os primeiros a serem cortados em um momento de aperto.

Gostou desse post? Eu espero que ele lhe ajude a se organizar melhor e por todas as contas em dia!

Não se esqueçam que toda terça tem post sobre economia por aqui e a partir dessa semana, todas as quintas feiras terá vídeo de dicas financeiras lá no canal!

 

 

Anúncios

20 thoughts on “Regra dos 50 – 15 – 35, você conhece?”

  1. Achei muito legal essa iniciativa, o problema é que, ganhando pouco, 90% do salário vai para contas com casa, transporte e alimentação e não sobre para estilo de vida, muito menos poupar :/ muitas vezes até fico negativa, pois imprevistos surgem… :/

    Curtido por 1 pessoa

    1. Sei como é Luciana, nesse caso é preciso que você priorize alguns cortes. Uma boa forma de fazer esses cortes é negociar com as empresas de telefonia e tv a cabo, adotar alguns hábitos de economia de luz e água e etc. Toda terça aqui no blog eu falo sobre a nossa vida financeira e em como podemos economizar, se quiser dar uma olhada tem bastante post sobre como economizar! Espero que ajude!

      Curtir

  2. Estou lendo bastante sobre esses assuntos , porque tive uma experiencia pouco ruim em relação a dinheiro ano passado. Tem alguns cursinhos online de REEDUCAÇÃO FINANCEIRA. que são bem legais .Adorei o post, beijao e sucesso

    Curtido por 1 pessoa

    1. Não faça isso Yara hahahaha, gaste conscientemente, e poupe com um objetivo maior, você vai ver como vai se sentir melhor e mais realizada a longo prazo! Bjs e seja sempre bem vinda aqui, todas as terças tem dicas financeiras!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s