10 Músicas que refletem a Alma do Rio de Janeiro

 

No post de hoje vou fazer uma singela homenagem a essa Cidade que eu tenho orgulho de ter nascido e que amo viver, o Rio de Janeiro.

Hoje vocês vão ver e ouvir por aqui 10 músicas que refletem a alma do carioca e dessa Cidade Maravilhosa. Serão 10 canções que nos fazem lembrar, das belezas e maravilhas desse lugar que quando visitado se torna impossível de esquecer.

Samba do Avião

Escolhi essa música, pois ela canta o nosso Rio através do alto e nada mais verdadeiro do que começar a amá-lo antes mesmo de desembarcar do avião, quando avistado pela janelinha. Essa canção foi composta por Tom Jobim em 1963, que em 1999 (após 5 anos de seu falecimento) foi homenageado sendo o aeroporto internacional batizado com seu nome.

Aqui vocês vão ouvir na voz de Gal Costa!

Cidade Maravilhosa

A segunda canção que escolhi é uma marchinha de carnaval composta no ano de 1935, por André Filho e Aurora Miranda.  Essa canção usa o apelido da Cidade do Rio de Janeiro para falar o quão espetacular é essa Cidade.

Cariocas

Essa música é uma das minhas preferidas. Essa música reflete muito nós cariocas, é suave e uma delícia de ouvir. Composta e interpretada pela cantora Adriana Calcanhoto é umas das canções mais tocadas da MPB.

Rio 40°

Essa é uma canção com uma levada muito boa que foi composta por Fernanda Abreu (intérprete da música), Fausto Fawcett e Carlos Laufer.  Essa música faz uma alusão as nossas altas temperaturas durante o verão, o nome já diz né!

Do Leme ao Pontal

Essa música é um clássico do cantor falecido Tim Maia. Um suburbano rebelde declarado e um dos maiores cantores que esse País teve. Foi um grande cantor e compositor

Obs.: Como eu não encontrei nenhuma interpretação postada com autorização dos familiares preferi não postar aqui, mas vocês encontram vários vídeos na internet.

Aquele Abraço

Essa canção é quase um hino. Uma bela homenagem a Gilberto Gil para nossa Cidade. Nessa música é possível ouvir menção a muitos bairros, personalidades e muito mais que é a cara dessa Cidade.

Garota de Ipanema

Essa música eu citei no meu último post antes desse. Canção composta por Tom Jobim e Vinícius de Moraes em 1962 é até hoje uma das músicas mais tocadas no mundo.

Obs.: Aqui você vai ouvir na voz de Gal Costa!

Endereços dos Bailes

Um dos funks mais famosos do Rio, essa música composta por Mc Júnior e Mc Leonardo e lançada em 1995 traça um mapa dos bailes de funk que rolavam na Cidade.

Solteiro no Rio de Janeiro

Essa canção é uma descrição de como é bom ser solteiro nessa Cidade que nos oferece muita coisa boa pra fazer. Uma Cidade para ser feliz. Mas também é uma Cidade para casais, não desanimem os comprometidos. Essa canção é interpretada pro Toni Garrido do Cidade Negra.

Obs.: Não encontrei nenhum vídeo postado pelo próprio grupo e por isso não compartilhei aqui, mas é possível encontrar na internet.

A Voz do Morro

E pra finalizar eu escolhi esse samba composto por Zé Kéti em 1952 e se tornou uma música bastante popular e tocada até hoje, já sendo interpretada por grandes nomes da música Brasileira. Esse samba expressa a felicidade que o samba transmite e que é a cara dessa Cidade.

Obs.: Aqui você vai ouvir a música interpretada por Paulinho da Viola!

https://globoplay.globo.com/v/5478136/

Muitas outras músicas refletem a Alma do Rio, mas ficaram de fora dessa seleção, então se quiserem posso fazer um outro post desse!!!

42 respostas para “10 Músicas que refletem a Alma do Rio de Janeiro”

  1. Que ótima essa seleção de musicas ! Conhecia apenas duas dessas ai e eu amo : Garota de Ipanema e Cidade Maravilhosa .
    Adorei seu post !
    Beijos !

  2. Nossa, adorei relembrar algumas músicas e ficou super completinho. Sou carioca também e essas músicas são um tiro certo pra quem quer conhecer um pouco mais da cidade!

  3. Nao me arrase não! Haha, amei as músicas, morro de vontade de conhecer essa cidade, já na primeira música me senti voando e chegando no rio! As minhas favoritas são: TODAS, Já to descendo até o chão aqui com a última, certeza que vou pros baaaailes quando eu for ai kkkkkkkkk XOXO, Kakau

  4. Boa tarde, flor, como vai?
    Nossa que lista de musicas lindas, isso só me faz ficar ainda mais com vontade de conhecer a maravilhosa cidade do Rio de Janeiro. Gostei bastante da idea do seu post. Bem interessante.
    beijos

  5. Menina, que bacana! Não conhecia algumas musicas e ainda não tive a oportunidade de conhecer o Rio. Quero muito conhecer o Rio e vou lembrar desse post com certeza! ❤️

  6. AMO O RIO, morei lá por muitos anos, estou sempre indo e indo e é um dos meus locai favoritos da vida, apesar da violência e de ser imenso, adoro o jeitinho carioca do povo e biscoito o globo! Adorei a seleção de músicas! Bjs!

  7. Eu adorei esse post, juntou duas coisas que eu gosto bastante: músicas e rio de janeiro. OH cidade maravilhosa, né? Quero muito conhecer e é muito legal saber um pouquinho mais

  8. Menina, não sei se já te falei isso, mas sempre que venho em seu blog e vejo posts assim, minha vontade de ir ao Rio de Janeiro aumenta 10 vezes mais. hahaha Não conheço todas as músicas, mas garanto a você que vou ouvi-las!

  9. Sou louca para conhecer o Rio, e espero conhecer em um futuro próximo. Adorei demais as escolhas das músicas, já conheci a algumas delas. Eu adoro demais Garota de Ipanema, acho ela representar bem o Rio haha.
    Beijos!

  10. Eu amo o “Cidade Maravilhosa” até porque já me apresentei ao som dela kkkkk ♥ foi lindo demais. Não conheço algumas músicas…mas irei baixar para aprender. Muito bacana a ideia desse seu post…amei ♥

  11. Aaah tb amo o rio, sou do interior e concordo q é uma cidade q oferece muita coisa pra fazer. Adoro essas musicas, não conhecia a primeira, quando chegar em casa vou ouvir, mas minha preferida é do leme ao pontal 😉
    Bjs

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: