Rio de Janeiro, Viagens

10 Músicas que refletem a Alma do Rio de Janeiro

 

No post de hoje vou fazer uma singela homenagem a essa Cidade que eu tenho orgulho de ter nascido e que amo viver, o Rio de Janeiro.

Hoje vocês vão ver e ouvir por aqui 10 músicas que refletem a alma do carioca e dessa Cidade Maravilhosa. Serão 10 canções que nos fazem lembrar, das belezas e maravilhas desse lugar que quando visitado se torna impossível de esquecer.

Samba do Avião

Escolhi essa música, pois ela canta o nosso Rio através do alto e nada mais verdadeiro do que começar a amá-lo antes mesmo de desembarcar do avião, quando avistado pela janelinha. Essa canção foi composta por Tom Jobim em 1963, que em 1999 (após 5 anos de seu falecimento) foi homenageado sendo o aeroporto internacional batizado com seu nome.

Aqui vocês vão ouvir na voz de Gal Costa!

Cidade Maravilhosa

A segunda canção que escolhi é uma marchinha de carnaval composta no ano de 1935, por André Filho e Aurora Miranda.  Essa canção usa o apelido da Cidade do Rio de Janeiro para falar o quão espetacular é essa Cidade.

Cariocas

Essa música é uma das minhas preferidas. Essa música reflete muito nós cariocas, é suave e uma delícia de ouvir. Composta e interpretada pela cantora Adriana Calcanhoto é umas das canções mais tocadas da MPB.

Rio 40°

Essa é uma canção com uma levada muito boa que foi composta por Fernanda Abreu (intérprete da música), Fausto Fawcett e Carlos Laufer.  Essa música faz uma alusão as nossas altas temperaturas durante o verão, o nome já diz né!

Do Leme ao Pontal

Essa música é um clássico do cantor falecido Tim Maia. Um suburbano rebelde declarado e um dos maiores cantores que esse País teve. Foi um grande cantor e compositor

Obs.: Como eu não encontrei nenhuma interpretação postada com autorização dos familiares preferi não postar aqui, mas vocês encontram vários vídeos na internet.

Aquele Abraço

Essa canção é quase um hino. Uma bela homenagem a Gilberto Gil para nossa Cidade. Nessa música é possível ouvir menção a muitos bairros, personalidades e muito mais que é a cara dessa Cidade.

Garota de Ipanema

Essa música eu citei no meu último post antes desse. Canção composta por Tom Jobim e Vinícius de Moraes em 1962 é até hoje uma das músicas mais tocadas no mundo.

Obs.: Aqui você vai ouvir na voz de Gal Costa!

Endereços dos Bailes

Um dos funks mais famosos do Rio, essa música composta por Mc Júnior e Mc Leonardo e lançada em 1995 traça um mapa dos bailes de funk que rolavam na Cidade.

Solteiro no Rio de Janeiro

Essa canção é uma descrição de como é bom ser solteiro nessa Cidade que nos oferece muita coisa boa pra fazer. Uma Cidade para ser feliz. Mas também é uma Cidade para casais, não desanimem os comprometidos. Essa canção é interpretada pro Toni Garrido do Cidade Negra.

Obs.: Não encontrei nenhum vídeo postado pelo próprio grupo e por isso não compartilhei aqui, mas é possível encontrar na internet.

A Voz do Morro

E pra finalizar eu escolhi esse samba composto por Zé Kéti em 1952 e se tornou uma música bastante popular e tocada até hoje, já sendo interpretada por grandes nomes da música Brasileira. Esse samba expressa a felicidade que o samba transmite e que é a cara dessa Cidade.

Obs.: Aqui você vai ouvir a música interpretada por Paulinho da Viola!

https://globoplay.globo.com/v/5478136/

Muitas outras músicas refletem a Alma do Rio, mas ficaram de fora dessa seleção, então se quiserem posso fazer um outro post desse!!!

Anúncios

42 thoughts on “10 Músicas que refletem a Alma do Rio de Janeiro”

  1. Nao me arrase não! Haha, amei as músicas, morro de vontade de conhecer essa cidade, já na primeira música me senti voando e chegando no rio! As minhas favoritas são: TODAS, Já to descendo até o chão aqui com a última, certeza que vou pros baaaailes quando eu for ai kkkkkkkkk XOXO, Kakau

    Curtido por 1 pessoa

  2. AMO O RIO, morei lá por muitos anos, estou sempre indo e indo e é um dos meus locai favoritos da vida, apesar da violência e de ser imenso, adoro o jeitinho carioca do povo e biscoito o globo! Adorei a seleção de músicas! Bjs!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Menina, não sei se já te falei isso, mas sempre que venho em seu blog e vejo posts assim, minha vontade de ir ao Rio de Janeiro aumenta 10 vezes mais. hahaha Não conheço todas as músicas, mas garanto a você que vou ouvi-las!

    Curtido por 1 pessoa

  4. Eu amo o “Cidade Maravilhosa” até porque já me apresentei ao som dela kkkkk ♥ foi lindo demais. Não conheço algumas músicas…mas irei baixar para aprender. Muito bacana a ideia desse seu post…amei ♥

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s