Voando Iberia – Minha experiência com a Cia Aérea

Hoje vou falar de como foi minha experiência voando Ibéria.

Alguns de vocês já devem saber que essa não é das melhores cias aéreas que temos em atividade no mundo. A Ibéria é a Cia mais barata para voarmos a Europa, porém coleciona má fama no meio por causa do seu atendimento por parte dos comissários, pelo pouco espaço dentro de seus aviões e por até bem pouco tempo atrás não ter um entretenimento de qualidade a bordo, então eu já me preparei para uma viagem de péssima qualidade.

A330-carreteo-02
Imagem: http://www.melhorembarque.com.br

Meu voo saiu do Rio de Janeiro com destino a Madrid, na Espanha, as 19:05. Aqui no aeroporto Internacional do Rio o guichê de despacho de mala e check in da Cia é o último do terminal de embarque, então a gente anda muito já ali. Depois desse primeiro passo andamos demais até o portão de embarque que estava destinado a esse voo, claro que como o aeroporto mudou e isso faz com que andemos mais, mas o voo saiu de um dos últimos portões.

Já no avião pude perceber que realmente os espaços na classe econômica conseguem ser mais econômicos que o normal. É extremamente apertado e na coluna do meio as fileiras tem 4 assentos e não 3 como normalmente encontrado nos aviões da Latam. Não sei se essa diferença se dá pelo tipo de avião também, já que dessa vez viajamos em um Airbus e sempre viajei de Boeing.

Entretenimento a bordo pra mim é extremamente importante, principalmente em uma viagem de 10 horas, pois eu não consigo dormir, então preciso me ocupar com algo. O conteúdo de filmes, séries e até jogos é bem interessante e atual. Consegui assistir filmes que acabaram de sair do cinema como o filme Fragmentado.

Logo que levantamos voo, minha irmã começou a passar mal, com bastante dor de cabeça e nosso kit com remédios estava todo na mala despachada, então precisei pedir a um comissário. Apesar de ter mais de um voo por dia entre Brasil x Espanha, ninguém ali falava português, apenas espanhol e um inglês bem enrolado. Pedimos então um remédio e eles só tinham Paracetamol, até aí tudo bem, o problema foi na demora em trazer, quase 30 minutos, até a farmácia onde costumo pedir os remédios aqui de casa entrega em menos tempo. O jantar foi servido em meio a uma fraca, mas chata turbulência que levou cerca de 2 horas para acabar, isso causou um certo enjôo em mim e na minha irmã, e não conseguimos comer muito, o sabor também não contribuiu. Após algumas horas minha irmã seguiu passando mal e nós solicitamos o atendimento dos comissários pelo painel de entretenimento, naquele momento uma senhora a nossa frente também solicitou, as luzes de atenção a eles se acenderam, e estamos aguardando o atendimento até agora. Eles passavam ao nosso lado, nós chamávamos e éramos completamente ignoradas, nós duas e a senhora na nossa frente. Cansei de esperar, desistimos de pedir outro comprimido, e então fui até o final do avião solicitar água, que me foi servida de má vontade como se eu estivesse atrapalhando algo.  Na hora do café da manhã eles serviram toda a comida dentro de uma caixinha, que para algumas pessoas (como para a mulher ao meu lado), não era entregue em mãos e sim arremessada em cima da mesinha. As bebidas foram servidas logo atrás, mas somente bebidas geladas, o café mesmo só passou depois que já tínhamos acabado de comer.

flights-airlines--pantallas-iberia--620x300
Imagem: http://www.tripsta.co.uk/airlines/iberia-cheap-flights

Chegamos a Madrid já pela manhã e nosso vôo a Málaga só aconteceria no fim daquela tarde então aproveitamos para ir ao centro de Madrid como eu contei aqui e aqui. O vôo para Málaga foi operado pela Air Nostrum, essa Cia é da Ibéria, é a Ibéria regional. O avião era bem menor, mas até que confortável, porém como era um vôo de uma hora nada de alimentos e bebidas estavam inclusos no trajeto, nem mesmo água, tudo era pago e também o avião não contava com um sistema de entretenimento. A equipe tinha apenas 2 comissárias de bordo que foram bastante simpáticas durante todo o percurso.

Para a nossa volta tínhamos mais trechos que para a ida (Málaga X Madrid X São Paulo x Rio de Janeiro), então sabíamos que seria uma viagem ainda mais cansativa e estressante, porém para nossa surpresa o voo de Madrid para São Paulo contou com uma equipe bem mais agradável e atenciosa, além de não ter tido nenhuma turbulência sequer. Apenas a minha TV que não estava funcionando, mas por sorte não tinha uma pessoa sentada ao meu lado então eu usei a TV do vizinho rsrs. O nosso voo de São Paulo para o Rio de Janeiro seria operado pela LaTam, então eu já estava bem mais tranqüila quanto ao atendimento e em nada me decepcionei, pelo contrário até me surpreendi, pois não sabia que em um voo tão curto eu teria um sistema de entretenimento a bordo para assistir filmes.

Se eu voaria novamente Ibéria? Sim, se a diferença de valor for grande, mas se diferença for pouca com certeza escolheria outra Cia Aérea.

18 respostas para “Voando Iberia – Minha experiência com a Cia Aérea”

  1. Nossa! Nem fala!!! Na ida foi horrível, os comissários eram super ignorantes, seco até demais, mas a volta foi tudo bem, as aeromoças nem pareciam ser espanholas e sim brasileiras, de tão simpáticas rs

  2. Nossa que situação chata viu !? Ainda mais indo para um destino dos sonhos mas graças a Deus deu tudo certo e ainda bem que na volta foi bem melhor

  3. Ixiii que situação eiin, as vezes o barato sai caro.
    Pelo que percebi o avião até que era legal, mas uma das equipes que trabalhava pra companhia não é muito simpática neh!
    Mas, ainda me assusto com pessoas assim, que não importam com o outro, como o chamado de ajuda por estar precisando e apenas ignorarem; não conhecia a companhia e agora vou pensar muito antes de decidir por ela.
    Fico feliz porque apesar desse probleminha a viagem pareceu ser ótima!
    Beijos e sucesso!

  4. Nossa que decepcionante… esperar 30 minutos por um remédio e ter que jantar em meio à turbulência ninguém merece 😔 espero que tenha mais sorte na próxima, eu acho que não viajaria com essa companhia…
    Beijos

  5. Nossa quantas situações chatas que passou… é horrível quando o atendimento de avião é ruim, ainda mais se seu voo demora muitas horas. Agora já sei qual não pegar kkkk O relato ficou rico em detalhes… deu pra entender direitinho.

  6. Não conheço essa companhia aérea, mas ao ler seu relato, fiquei pensando: Será que a companhia não pensa em progredir? Eu entendo que muitos pensam que pelo valor ser menor, não se pode exigir, mas poxa, é um viagem para europa, são mais de 10 horas sabe? Não custa ter um equipe mais solicita, caprichar mais na comida… A azul, por exemplo, é super tranquila e é umas das mais em conta aqui do Brasil! Os alimentos são embaladinhos e super caprichados, mesmo que seu voo seja de apenas uma hora, eles disponibilizam tudo!!

  7. Muito importante falar sobre sua experiência, sejam elas boas ou ruins, e percebi que foi honesta nas citações. Bom… eu nunca viajei e com certeza seria um terror pra mim 2h de turbulência..

  8. Olha, eu fico pasma em como realmente muitas empresas não prezam pelo bom atendimento. Será que em pleno século XXI não perceberam a importância disso? Bom… a parte boa é que não foi uma experiência totalmente horrível pra vocês, né? Ainda quero muito viajar para Madrid também e já anotei aqui a sua experiência para ficar bem atenta. Valeu o post! Beijos.

Deixe uma resposta para Michele Raggio Cancelar resposta

%d blogueiros gostam disto: