Por que o Dólar Turismo é mais caro que o comercial?

Ultimamente acompanhamos quase que diariamente a cotação do dólar através dos noticiários. A moeda tem andado bastante inconstante devido ao nosso cenário político econômico e por isso é mais que normal que fiquemos atentos ao dólar, já que ele comanda as transações comerciais internacionais.

dóllar.jpg
Imagem: http://contilnetnoticias.com.br/2016/10/25/dolar-aproxima-se-de-r-310-e-fecha-no-menor-valor-desde-julho-de-2015/

Mesmo acompanhando as oscilações do dólar, quando chegamos a casa de câmbio para comprar a moeda, nos deparamos com uma diferença gritante do que vimos nos meios de comunicação, para o valor que está sendo praticado ali. Isso se dá, pois existe o dólar comercial (que é o que vemos na TV) e o dólar turismo (que é o valor praticado pelo mercado em moeda corrente).

E por que eles têm valores diferentes se estamos falando da mesma moeda? Vou te explicar!

O dólar comercial é o valor base da moeda americana no mercado financeiro. Essa taxa é utilizada em transações comerciais de importação e exportação do Brasil com o Mundo, onde o dinheiro em espécie não é utilizado diretamente.
Já o dólar turismo é o valor base + os custos envolvidos na importação e venda do papel moeda. Por esse motivo quando compramos dólar (ou qualquer outra moeda) pagamos mais caro.
Eu espero ter ajudado vocês a entenderem um pouco mais sobre esse assunto que sempre gera muitas dúvidas!

Se ainda restar alguma dúvida, me perguntem que sabendo responderei com o maior prazer e se não souber buscarei a informação!!!!

dóllar.jpg

17 respostas para “Por que o Dólar Turismo é mais caro que o comercial?”

  1. Esclarecedor seu post, utilidade publica! Eu realmente não sabia que existia essa diferença entre os dólares e imagino que muitas das pessoas também não. Parabéns pelo post!.

  2. Esclarecer é a definição pra esse post kkk eu sou meio perdida em relação a essas coisas de viagens, principalmente quando fala de dinheiro e tudo. Adorei esse post.. ficou ótimo.

  3. Eu nunca entendi realmente essa diferença entre o dolar comercial e Turismo, sua explicação clareou minha mente , mas o que sinto falta mesmo é de quando o dólar era igual ao real, 1,00por 1,00 era espetacular para quem gosta de viajar para fora do país. Bj

  4. Nossa que interessante o seu post eu mesmo não entendia essa diferença.. É bom que quando eu for viajar já me preparo para esses “imprevistos”

  5. Boa tarde, como vai? Eu que sou uma “futura contadora ” que deveria esta pesquisando e estar por dentro desse assunto que envolve a economia e por isso quero te parabenizar, pela excelente pesquisa pois eu confesso que acho meio chato esse assunto de tanto que eu já estudei sobre ele.

  6. Não sabia que existia diferença entre os dólares, para mim tudo era dólar comercial, mas agora vi que não, parabéns pelo post super explicado, beijos

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: