Felicidade e Liberdade

O que é Liberdade pra você? E felicidade?

IMG_6618.JPG

Eu amo escrever sobre coisas que me inspiram, sejam momentos, sentimentos ou qualquer outra coisa que me faça pulsar.

Estou escrevendo esse texto dentro do taxi, na volta pra casa, depois de uma das palestras mais reflexivas que eu já fui ouvinte em minha vida.

Hoje eu ouvi o historiador, professor, escritor e na minha opinião o filósofo Leandro Karnal.

Há algum tempo eu já venho praticando a aproximação das coisas boas e o afastamento das coisas vis (más), e hoje eu tive mais certeza de que estou no caminho certo. Mas vamos ao tema.

Mais uma vez me peguei a refletir sobre esses dois sentimentos e pude compreender um pouco mais sobre a relatividade deles.

Com certeza como eu sinto e o que eu entendo de felicidade não é o mesmo que você entende e sente, e o mesmo se aplica a liberdade.

Eu me reconscientizei de que Liberdade e felicidade dizem respeito muito mais ao somatório de fatores internos do que externos. Essas duas palavrinhas tão simples tem muito mais haver em como estamos conosco mesmos do que em como o mundo nos vê.

E é preciso que tenhamos essa percepção para que possamos nos internalizar em momentos de autoconhecimento para então sabermos exatamente o que cada coisa representa para nós mesmos.

Quebrar diariamente paradigmas de uma sociedade que por muitas vezes parece viver em uma era arcaica, não só por pessoas de pensamentos retrógrados, mas também por pessoas que reclamam até de uma vírgula fora do que seria ortograficamente correto.

Mas posso lhes afirmar uma coisa, diante da minha mais nova concepção, é que felicidade não é a plenitude e sim momentos de plenitude ao longo da vida e que Liberdade não é estar preso ou não a barreiras físicas e sim estar livre das barreiras psíquicas que nós permitimos que outras pessoas criem para nós e que nós mesmos nos impomos.

E tem um detalhe bem importante: Só da pra saber o que te deixa feliz ou o que te faz sentir livre, quando algo nos causa dor, e é nesse instante em que definimos o que queremos ser.

Como disse Karnal “a dor é um fato, o sofrimento é opcional!”

Então, o que é Felicidade e Liberdade pra você?

E o que isso tem haver com o tema do blog? A resposta é simples: Viajar me faz feliz e me faz me sentir livre!!!

2 respostas para “Felicidade e Liberdade”

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Michele Viaja

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading