Nosso segundo passeio com a Destino Chile foi um dos mais esperados por mim: Embalse el Yeso.
Sobre Cajón del Maipo e Embalse el Yeso
Vamos começar esclarecendo uma confusão que muitos turistas fazem, inclusive eu já fiz, com relação a Cajón del Maipo e o Embalse el Yeso.
Ao contrário do que pensamos não estamos falando de dois pontos turísticos distintos. O Embalse el yeso fica na região de Cajón del Maipo, bem no meio da cordilheira dos Andes e por isso é conhecido como coração dos Andes!
O Embalse el Yeso é uma represa de águas do degelo da Cordilheira dos Andes e é responsável por abastecer a maior parte da Cidade de Santiago com água potável.
O lugar leva esse nome por ser uma região de muito gesso (Yeso).

Passeio com a Destino Chile
Mais um dia frio em Santiago então prepare o casacão, pois se na Cidade está frio imagina em meio a cordilheira. Dessa vez tivemos o prazer da companhia do Guia Andres, um apaixonado pelo Chile e pelo trabalho.
O guia é maravilhoso, divertido e super atencioso. Explica exatamente tudo que precisamos saber, além de curiosidades. Como por exemplo, o suicídio do condor dos andes, ave parente do urubu que é típica aqui do Chile. O condor macho é monogâmico e se sua fêmea morrer antes dele ele busca o ponto mais alto que puder e salta para um último voo, fechando suas asas e se deixando cair e morrer 😬, doido né!?
Para chegar ao destino levamos cerca de 3 horas, com uma parada e por isso a saída do hotel é entre as 6:00 e 6:30 da manhã. Saiba que a sua saída dependerá de onde estará hospedado já que é feito uma rota para não não ficarmos dando voltas.

Nossa primeira parada foi no Cumpres del Maipo para um café da manhã e para quem quisesse alugar roupas de inverno. O café completo custou 5.000 pesos (aproximadamente R$30,00), era em estilo Buffet e tinha café, leite, chocolate quente, ovos mexidos, suco de laranja (o primeiro aqui no Chile que bebemos da fruta mesmo), pão, queijo, salame, peito de peru, blanquet, geleias e iogurte.
Quando já estávamos no caminho recebemos a notícia de que um abalo sísmico de 5,5 na escala Richter atingiu o Chile e foi sentido em Santiago, mas de onde estávamos não sentimos. Vale lembrar que as construções do Chile são preparadas para terremotos, porém esses abalos e terremotos podem causar além de tsunamis no litoral, deslizamento de pedras e gelo quando já há, nas estradas que permeiam as Cordilheiras.
Um dos motivos de escolher uma empresa séria como a Destino Chile para fazer os passeios é que 90% dos acidentes nas estradas de Santiago se dão por carros alugados, ou seja, turistas que não conhecem as peculiaridades das cordilheiras (plural sim, pois no Chile não há só a cordilheira dos Andes) e se arriscam em meio às curvas. Então é muito mais seguro e até mesmo prático, realizar os passeios com uma empresa de credibilidade como a Destino Chile. De maneira alguma eu aconselho a fazerem esses passeios por conta própria.
GARANTA SEU SEGURO VIAGEM AQUI!
Voltando ao passeio, já que a Destino Chile é uma das primeiras empresas a sair de Santiago, isso se aplica a todos os passeios por isso marcam tão cedo, ela logicamente é uma das primeiras a chegar nos destinos então sempre aproveitamos o melhor visual para fotos e contemplação!
Chegamos ao Embalse e depois de ouvirmos muitas histórias pelo caminho com o Guia Andres logo fomos surpreendidos com uma paisagem de paralisar. Tínhamos os melhores espaços para apreciarmos cada detalhe e tirar lindas fotos, já que chegamos mais cedo.

O lugar parece um santuário, água calma, clara e gélida, afinal como disse, é uma represa com água que escorre do degelo da cordilheira dos Andes. Que presente não?!
Depois de pararmos num ponto mais alto, descemos até a Praia do Pescadores, que recebe esse nome, pois há pescadores na região que fazem a pesca de truta. Acredita?! Pode acreditar! E nessa praia de águas gélidas, que eu inventei de colocar a mão e quase a congelei depois no vento hahaha, o Andres, que mencionei acima ser o Guia da Destino Chile, montou nossa mesa de piquenique regada a frios e um bom vinho Concha Y Toro.


Após muitas fotos, contemplação de uma natureza estonteante e de barriga cheia, iniciamos nossa volta à santiago. No caminho paramos em uma antiga região de mina e posteriormente acampamento militar, hoje já semi abandonado onde funcionam apenas banheiros pagos e uma lojinha de artesanato. Seguimos viagem e paramos também em um mirante para ver o Rio e mais a frente nossa parada no Túnel El Tinoco, por onde atravessamos a pé e depois retornamos à van que nos esperava do outro lado.
Esse túnel é uma escuridão só, e está desativado a alguns anos, porém este faz parte da primeira ferrovia do Chile, a Ferrocarril. Infelizmente ele se tornou um atrativo famoso por ser conhecido como mal assombrado, já que um Chileno, chamado Willy, se suicidou ali. A maioria das pessoas fazem a travessia no sentido Embalse, mas a Destino Chile nos convida a fazer ao contrário, no sentido Santiago. Esse é o sentido mais bonito, já que quando estamos saindo do túnel, nos deparamos com o Rio Maipo seguindo seu fluxo logo a esquerda.

Obs: Do outro lado do túnel, o lado em que entramos, há um memorial para o jovem Willy e isso é algo bem comum na cultura Chilena, porém na nossa não costuma ser, então se você é alguém que se incomoda um pouco com isso, é melhor nem ficar olhando.
Após mais um dia maravilhoso chegamos à Santiago por volta das 16:00.
Mais uma vez a Destino Chile nos levou a viver momentos incríveis! Regados a muita natureza, comida e uma das melhores coisas do Chile: Vinho!
Dicas Extras:
- Internet o sinal é bem precário e só funciona Claro e WOM;
- Leve roupas de frio/neve, protetor solar, óculos de sol e água. é muito importante se hidratar.
14 respostas para “Destino Chile nos leva ao meio da Cordilheira dos Andes”
Ua…adorei saber mais sobre esse lugar tão lindo. E a mesa do piquenique!? Que arraso!! Adorei viajar com você!
Que bom q gostou 😉
Lindas as fotos! Lendo teu post da vontade de fazer essa viagem! Adorei!
😊😊
Uau!!!!! Que lugar incrível, Amei a paisagem…amando acompanhar a viagem
Gostei, muito legal!
Blog ArroJada Mix|Blog Prosa e Texto|Blog Vapor da Cozinha
Que bom q gostou 😊😉
Que lega a viagem que fizeram, definitivamente um lugar mais lindo que o outro! Obrigada por compartilhar
😊😊
Amei as fotos! Que lugar lindo! Beijos
Que post mais lindo, adorei as fotos, o chile está no meu projeto de viagem, curti muito acompanhar um pouco através de suas capturas. bjs
Que passeio incrível o lugar é maravilhoso, estou adorando conhecer esse lugar, as fotos estão magníficas, amando o lugar bjs.
Ahh um post mais lindo que o outro! Socorro, cada lugar mais maravilhosoooo!
UAU que paisagem mais maravilhosa! AMEI conhecer mais da cordilheira por aqui
[…] isso já foi chamada de Las Salinas. Essa é uma das Cordilheiras do Chile que inclusive mencionei nesse artigo aqui que o Chile tem mais que só a Cordilheira dos […]