Um Tour pela Lua do Deserto do Atacama

Hora de partir para o Deserto do Atacama, o deserto mais alto e árido do mundo, e explorar um pouquinho daquela região.

IMG_4538
Valle de la Luna

Chegamos à São Pedro de Atacama em um dia a noite e teríamos apenas os 3 dias seguintes na Cidade então escolher bem os passeios e a empresa que seria nossa parceira nessa empreitada era muito importante e mais uma vez quem embarcou nessa com a gente foi a Destino Chile.

Como San Pedro de Atacama fica à 2.408 metros acima do nível do mar, no primeiro dia o corpo ainda está se adaptando a altitude, então por isso optamos por fazer o Valle de La Luna, que fica pouco mais acima que isso.

IMG_4402
Cordilheira de Sal

SOBRE O VALLE DE LA LUNA

O Valle de La Luna fica a apenas 15 km de San Pedro de Atacama e que está à 2.487 metros de altitude.

Essa região é em meio a Cordilheira de sal e por isso já foi chamada de Las Salinas. Essa é uma das Cordilheiras do Chile que inclusive mencionei nesse artigo aqui que o Chile tem mais que só a Cordilheira dos Andes.

O Valle hoje recebe esse nome por causa de sua cratera maior que se parece muito com as crateras lunares. Inclusive eles dizem por lá que a NASA fez diversas pesquisas nessa região pela sua similaridade com a lua.

O solo por ser vulcânico tem em grande parte coloração escura e é um solo rico em sais minerais.

IMG_4410

SOBRE O PASSEIO COM A DESTINO CHILE

Esse passeio contempla um por do sol incrível e por isso a saída dele já é durante a tarde.

Dirigimos-nos ao posto da Destino Chile por volta das 14h30min, estava marcado para 14h45min, que fica dentro da Caracoles Boulevard, na Rua Caracoles 259-C.

Lá a Valéria, um amor de pessoa, nos levou até o local da saída do passeio, onde nos juntamos a guia e ao motorista, responsáveis por esse passeio.

Éramos um grupo pequeno de 8 pessoas, somente eu e minha irmã de brasileiras então as línguas oficiais do passeio eram Espanhol e Inglês. A guia super paciente entendia nosso “portunhol” e explicava com bastante cuidado o que queríamos saber.

Fizemos uma visita panorâmica pelas minas de sal, como mencionei essa é a Cordilheira de Sal e a extração de sal foi algo bastante recorrente naquela região, e nossa primeira parada foi em Las Tres Marias.

IMG_4399
As três Marias

Essa formação geológica recebe hoje esse nome, segundo a guia nos contou, pois uma vez por ano as estrelas 3 Marias nascem por trás dela, porém essa escultura natural já recebeu outros dois nomes. Primeiro se chamou Os Vigilantes, pelas pessoas que atravessam aquela região e ali consideravam um lugar de proteção. Depois se chamou As 3 Viúvas, já que 3 mineradores morreram certa vez em uma mina de sal na região. E só então passou a se chamar Las três Marias.

Dali partimos em direção a cratera maior, a que deu o nome ao Valle de La Luna. O local é acessível após uma caminhada em meio a um terreno hora pedregoso e hora cheio de areia. Ao chegar nessa cratera o visual é impressionante. Conseguimos ver do alto a formação da cratera, além de uma natureza inigualável.  E para completar quando olhamos a nossa esquerda vimos a Duna Maior, uma duna de areia que acabou perdendo seu tamanho por causa de terremotos, e a direita, sempre falando voltado de frente para a cratera, nos deparamos com a imponência do Vulcão Licancabur ao fundo da paisagem.

IMG_4437
Cratera maior
IMG_4440
Duna Maior
IMG_4520
Olha o majestoso ao fundo

Dali entremos no carro e fomos à uma região mais a frente para assistir ao por do sol na região da Piedra Del Coyote.  Na famosa pedra em si está proibido tirar fotos devido a uma rachadura enorme que apareceu nela devido o mover das placas tectônicas, porém todo o lugar é absurdamente lindo e o pôr do sol é aquele espetáculo a parte né.

Depois desse momento de contemplação retornamos à São Pedro de Atacama e a noite é livre para circular pela cidadezinha.

IMG_4599

IMG_4632

Junto ao cair da noite também cai a temperatura e o frio chega com força total por isso vai algumas DICAS EXTRAS:

  • Leve: óculos de sol, protetor solar, água, boné/chapéu e um casaco bem quente;
  • Se vista em camadas e que a peça debaixo seja leve. -Durante o dia o calor é intenso;
  • Beba muita água, eu aprendi na marra os efeitos da altitude e falta de água no organismo.

Mais uma vez Obrigada Destino Chile por ser parceira dessa viagem incrível!

 

FAÇA SUA VIAGEM POR AQUI!

GARANTA SEU SEGURO VIAGEM AQUI!

ALUGUE SEU CARRO AQUI

GARANTA SUA HOSPEDAGEM

 

14 respostas para “Um Tour pela Lua do Deserto do Atacama”

  1. Que lugar incrível esse deserto é muito bonito, é um lugar fantástico, as paisagens são maravilhosas, deve ter sido muito bom conhecer o deserto, fiquei aqui sonhando com esse lugar bjs.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Michele Viaja

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading