O que fazer em Brasília

Sou uma amante de história e sempre me interessou saber mais sobre nosso País para assim formar minhas opiniões como cidadã, e conhecer a Capital federal já era um desses desejos bem antigo.

Decidi que era hora de conhecer Brasília e ao montar meu planejamento e roteiro comecei a descobrir que todos os lugares a serem conhecidos na Capital são gratuitos, a exceção do memorial JK que tem o preço de R$10,00. Então o bolso e a cultura agradecem. Alguns desses lugares ainda oferecem visita guiada sem cobrar nada a mais por isso.

Montei meu roteiro, conversei com nossa amiga que iria nos receber lá, para assim ajustar e incluir lugares a lista, arrumei as malas e rumei a desbravar mais um destino. Já de volta é hora de compartilhar com vocês aqui, um pouco do que visitar em Brasília e o melhor de graça.

Serão mais de 15 paradas, algumas inclusive que você não encontrará em qualquer indicação por ai.

Pontão do Lago Sul

Centro de entretenimento e lazer a beira do Lago Paranoá, lago esse que é artificial. Foi criado durante o governo de Juscelino, com a intenção de aumentar a umidade em suas proximidades, já que Brasília tem o ar bem seco.

Tem diversos restaurantes, quiosques e atrações ao ar livre. Lá indico o Sallva para um almoço executivo.

O pontão é um belíssimo lugar para passeio e apesar de um lugar “privado” a entrada é gratuita.

Palácio da Alvorada

Residência oficial do presidente da república. Nesse palácio residiram Lula, Dilma, FHC entre outros e atualmente quem reside é o então presidente Bolsonaro. Uma curiosidade é que o presidente anterior, Michel Temer, só ficou na residência durante 7 dias, depois de assumir a presidência após impeachment da ex-presidente Dilma, pois ele alegou que o palácio é grande demais e não se parecia com uma casa de verdade.

Esse foi o primeiro edifício inaugurado na Capital Federal em 30 de junho de 1958 e é uma obra de Oscar Niemeyer.

Recebe esse nome em uma homenagem de Juscelino Kubitschek a seu amigo e ministro do Supremo Victor Nunes Leal que nasceu em Alvorada – Minas Gerais.

O Palácio pode ser visitado internamente somente as quartas feiras e deve ser agendado. Essa visitação é gratuita.

Qualquer dia da semana é possível fazer a visita externa e ver de longe o Palácio bem ao fim de um gramado de dimensões de estádio de futebol (informação essa extra oficial – conclusão tirada por mim rsrs).

Banco Central

O Banco dos Bancos. É uma das principais autoridades monetárias do País.

Criado em 1964 tem como principais funções: Gerenciar as reservas cambiais, emitir moeda, supervisionar o sistema financeiro, autorizar o funcionamento de instituições financeiras e etc.

É do Banco Central a responsabilidade através do COPOM o controle e atualização da taxa básica de juros no nosso País, a Selic. E só pra ter uma ideia de como essa taxa é importante, ela é um grande indicador de como a economia vem se comportando e se a Selic diminui é sinal de que a economia está em melhora e que nós consumidores pagaremos menos juros e teremos uma inflação menor.

É também do Banco Central a resolução 3.919 que garante a todo cidadão um pacote de serviços bancários livre de taxas. Você ainda paga taxa de manutenção de conta?

Memorial JK

Um museu em homenagem ao ex presidente Juscelino Kubitschek onde estão os restos mortais dele, bem como um acervo que o pertencia em vida, como sua biblioteca pessoal.

Praça dos Três poderes

Amplo espaço aberto, praça, cercado pelos edifícios dos três poderes do País, Legislativo (Congresso Nacional), Judiciário (Supremo Tribunal Federal) e Executivo (Presidência).

Nessa Praça também encontramos escultura em homenagem aos construtores de Brasília, os Candangos, além do Mastro da Bandeira, sendo está a maior bandeira hasteada do mundo, o Panteão da Pátria e outros monumentos.

Palácio do Planalto

É no Palácio do Planalto que fica o gabinete do presidente da república. É o local oficial de trabalho de todos os presidentes do Brasil, desde sua inauguração em 21 de abril de 1960.

Fica na Praça dos três poderes e só pode ser visitado internamente aos domingos das 09:00 às 13:30 horas. Maiores informações:https://www.gov.br/planalto/pt-br/conheca-a-presidencia/palacios-e-residencias/palacio-do-planalto

Congresso Nacional

Sede do poder legislativo Brasileiro o Palácio Nereu Ramos é o edifício que abriga o Senado Federal e a Câmara dos Deputados desde 1960.

Nossos parlamentares do Congresso devem elaborar e votar leis, além de fiscalizar nosso País.

O edifício é composto de uma cúpula côncava, que pretende transmitir a ideia de um lugar para reflexão e equilíbrio, onde fica o senado federal e de uma cúpula convexa, que transmite a sensação de estar aberto a todas as ideias e ideologias, onde fica a Câmara dos Deputados.

Aberto a visitação interna, é possível até pegar uma sessão plenária, como nós pegamos no Senado.

Supremo Tribunal Federal – STF

A mais alta escala do poder judiciário Brasileiro. É como uma suprema corte, ou seja, a última instância.

Sua principal função é servir como guardião da Constituição Federal.

Palácio  Itamaraty 

Sede do Ministério das Relações Exteriores, não foi inaugurado na gestão de JK, só sendo  inaugurado em 1970.

Também conhecido como o palácio dos Arcos, tem o maior hall sem colunas da América Latina, como 2.800 m² de vão livre.

Catedral Metropolitana de Brasília

Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, esse é o nome oficial da Catedral.

Sem sombra de dúvidas uma obra de arte em forma de igreja.

A ideia inicial era que fosse uma Catedral Ecumênica, onde todas as religiões pudessem se encontrar, porém como os governos não disponibilizaram fundos, a Catedral foi entregue a Igreja Católica.

Seu teto é todo em vitrais que com a luz do sol refletem lindamente no chão.

Foi um dos meus edifícios preferidos em Brasília.

Torre de TV e feirinha da torre 

Projetada por Lúcio Costa a torre de Tv não teve participação de Oscar Niemeyer no projeto.

Nela existe um mirante a 75 metros de altura, de onde é possível ver todo o Eixo Monumental. Uma pena que quando fomos estava fechada para obras.

Nos pés da torre, existe uma feirinha com artesanato, roupas e até móveis.

Museu do Catetinho

Primeira residência oficial do presidente Juscelino Kubitschek no novo Distrito Federal, ainda na época da construção da nova capital federal, Brasília.

Um edifício todo de madeira que foi construído em apenas 10 dias.

Fica um pouco mais afastado da Zona Cívica e precisa de carro para chegar.

Ermida Dom Bosco

As margens do Rio Paranoá a Ermida Dom Bosco é uma capela em homenagem à Dom Bosco, um homem beatificado pelo Papa em 1962.

Dom Bosco foi um homem que em 1883 teria sonhado com uma Cidade entre o paralelo 15º e 20º que quase cem anos mais tarde seria Brasília, nossa Capital Federal.

Dali se tem uma bela vista do Plano Piloto de Brasília e foi a minha vista preferida da Cidade (lembrando que eu não subi na torre de tv do eixo monumental).

Praça dos Cristais

Uma obra de Roberto Burle Marx, a praça fica no setor Militar da Capital Federal. A praça recebe esse nome devido aos conjuntos de enormes blocos de concreto que simulam cristais dentro de um espelho d’água.

Torre de TV Digital de Brasília

Conhecida também como Flor do Cerrado, a torre de transmissão de Tv foi o último projeto de Oscar Niemeyer a ser inaugurado antes de sua morte.

Equivalente a um prédio de 62 andares, a construção inaugurada em 2012, é usada não só como uma antena, mas também como mirante de observação de onde podemos mesmo que de bem longe vislumbrar todo o Plano Piloto do Distrito Federal.

Santuário Dom Bosco

Não é a mesma coisa que a Ermida. Essa é uma Igreja de uma magnitude impressionante, uma das mais bonitas que já visitei na vida!

O Santuário com arcos góticos e vitrais em tons de azul, que foi projetado por Carlos Alberto Naves, possui ainda um lustre de 6 toneladas, projetado pelo arquiteto Alvimar Moreira.

É sem dúvidas uma obra prima em forma de santuário.

Teatro Nacional

Principal teatro da Cidade, abriga três salas de espetáculos e sua construção é em forma de uma pirâmide irregular.

Palácio da Justiça

Junto da Catedral, um dos meus edifícios preferidos na Capital do Brasil. Seus arcos assimétricos e cascatas artificiais dão o tom arquitetônico do Palácio.

O concreto dessa construção simboliza rigidez da justiça e suas cascatas simbolizam a fluidez desta.

Igrejinha 

Igreja Nossa Senhora de Fátima, foi o primeiro templo em alvenaria a ser construído em Brasília. Sua pedra fundamental foi lançada em 26/10/1957 e então a construção durou 100 dias. Essa igreja foi pagamento de uma promessa de Dona  Sarah Kubitschek pela cura de sua filha.

Sua arquitetura se parece com um chapéu de freira e seu interior e toda fachada é coberta por azulejos de  Athos Bulcão, um artista carioca.

Eixo Monumental à Noite

Vale muito um passeio de carro por todo o eixo monumental à noite.

A dica de ouro é fazer isso antes das 20:00 para ainda pegar as cascatas do palácio da justiça funcionando. Outra dica de outro é passar por trás do Itamaraty e ver o que poucos podem ver já que o acesso a pé a mais difícil.

Primeira Quadra e Primeira Banca de Brasília

A quadra modelo da Cidade projetada é a superquadra 108 sul, que como o nome já diz está na Asa Sul.

Ali também surgiu a primeira banca de jornal da Cidade, em funcionamento até os dias atuais.

E agora, pronta (o) para fazer as malas e visitar Brasília?!

Se ainda não estiver, já vai lá na Playlist do Canal!!!

Comece sua viagem por aqui:

RESERVE SEU HOTEL CLICANDO AQUI.

SAIA DO BRASIL COM A SEGURANÇA DE UM BOM SEGURO VIAGEM.

RESERVE SEU CARRO NESSE LINK.

 

 

 

 

16 respostas para “O que fazer em Brasília”

  1. A minha visão sobre Brasília sempre foi a visão polemica da política, nunca prestei atenção a sua beleza arquitetônica. Seu post me cativou, todos esses detalhes me deu muita vontade de conhecer a capital federal. Beijos

  2. Brasília é um lugar muito bonito, fiquei babando aqui pelas fotos, deve ter sido incrível esse passeio maravilhoso o roteiro bjs.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Michele Viaja

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading