Um Domingo no Rio – Forte do Vigia

Um domingo de sol no Rio de Janeiro é sinônimo de praia, certo?! Mas não só de praia vive o carioca e é por isso que vou te apresentar um programão que envolve muito mais que praia para você curtir um domingão bem carioca.

O Rio de Janeiro, além de belezas naturais, também tem muita história para contar então o que você acha de unir as duas coisas?! Eu acho ótimo e estou falando de visitar o Forte Duque de Caxias (Forte do Leme ou Forte do Vigia), que fica na praia do Leme, coladinha na praia de Copacabana.

Apesar de estar na praia, onde há muitas pessoas circulando, o Forte não fica cheio. Por isso se torna uma ótima opção para quem quer fugir das aglomerações e ainda assim aproveitar a brisa do mar.

O Forte do Vigia, nome original da fortificação, foi construído entre 1776 e 1779 e hoje é administrado pelo exército brasileiro.

Como chegar ao Forte do Leme:

Se você assim como eu vai de transporte público, a melhor opção é chegar à Copacabana de metrô e saltar na estação Cardeal Arcoverde, ande dois quarteirões até a praia, aí ou você caminha até o forte (o que seria uns 30 minutos de caminhada bem devagar) ou você ainda pode pegar uma bike do Itaú ou um patinete.

Chegando na praça Júlio de Noronha, onde fica o Centro de Estudos de Pessoal do Exército, é preciso encarar uma subidinha de cerca de 800 metros, com algumas curvas por uma estradinha de paralelepípedos em meio à mata Atlântica carioca, já que ela circula o morro do Leme até seu cume. Não é uma trilha difícil, pelo contrário é bem tranquila e você consegue fazer em 20 minutos.

Durante a subida é possível fazer paradas e apreciar a natureza

Visitação

A visitação acontece de terça à domingo das 09:30 às 16:00 horas.

O Forte tem o mirante (que seria o terraço da fortificação) de onde é possível ver toda a praia de Copacabana, O Cristo Redentor, o Morro da Urca, Pão de Açúcar e parte da Baía de Guanabara.

Quando cheguei no alto do forte as nuvens estavam encobrindo o Pão de Açúcar

No pátio é possível ver 4 obuseiros (um tipo de arma grande que dispara projéteis explosivos) modelo Krupp, de origem alemã.

Também existe a parte interna do forte que esta fechada por causa da pandemia de Covid-19, ainda sem previsão para abrir. Dia da minha visita: 06/09/2020.

Internamente é possível ver peças históricas originais da época em que o forte estava ativo, um memorial a Duque de Caxias, galerias com exposições fixas contando a história do Forte, galerias com exposições sobre a Área de Proteção Ambiental e meio ambiente e mais…

Obs: No dia da minha visita, não houve cobrança de ingresso, pois só está acessível o mirante.

O ingresso custa R$4,00 a inteira e as terças à visitação é gratuita.

O Forte dispõe de banheiro e bebedouro, mas não há uma lanchonete por lá. Então levar seu lanchinho e garrafinha de água serão sua salvação.

Atualmente, o acesso só é permitido com o uso de máscaras faciais e também depois de verificarem nossa temperatura e não estarmos com febre.

E depois:

Aí depois de muitas fotos e muito apreciar as belezas da Cidade Maravilhosa (aliás lá você poderá entender o motivo dessa fama), é hora descer e aproveitar um rápido banho de mar para se refrescar.

Obs: Lembrando que ainda não é permitido ficar na areia, proibição essa que não vem sendo respeitada por diversos motivos que a população tem como justificativa.

Além do forte, você pode caminhar por 5 minutinhos no caminho dos pescadores (base do morro do Leme) e ver cariocas se divertido ao pular das pedras no mar e pescadores aproveitando os dias ensolarados para voltar pra casa com o isopor cheio de peixes.

E aí, gostaram? Prontos para aproveitar um dia não só de praia no Rio de Janeiro?!

Vlog desse Passeio:

Meu e-book: Viajando Mais, com menos. Um guia de como viajar muito, gastando pouco.

Comece sua viagem com DESCONTOS aqui:

Passeios pelo Brasil e Mundo

Hotel e Pacotes

R$179,00 de desconto no AIRBNB

Seguro Viagem

Aluguel de Carro

Acompanhe minhas viagens passadas e futuras:

Facebook Michele Viaja

Instagram @micheleviaja

Youtube Michele Raggio

Blog: https://micheleraggio.com.br/

Contato comercial: micheleviaja@gmail.com

15 respostas para “Um Domingo no Rio – Forte do Vigia”

  1. Eu adoro turistar por cantinhos do RJ e já anotei essa dica sua pq nunca subir nesse forte do vigia. Nisso RJ de fato é tão lindo, são tantas belezas naturais.

  2. O Rio de Janeiro é uma cidade linda, amei o passeio, o Forte do Vigia é um excelente lugar pra conhecer, os cariocas tem boas opções de passeios bjs.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Michele Viaja

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading