Ícone do site Michele Viaja

Teste de Ancestralidade – O que é e como fazer o seu?

Anúncios

Você em algum momento da sua vida, pode já ter tido a curiosidade de saber de onde veio e para onde vai. Ou saber o que a sua genética fala sobre você, que doenças pode ter e etc… E tudo isso é possível através de um teste de ancestralidade.

Pelo menos uma vez na vida você já deve ter ouvido, seja na escola ou em uma conversa de família, sobre os seus ancestrais, certo?!

Bom, eu desde bastante tempo tenho muita curiosidade em saber mais do meus antepassados, em que essa história e genética influencia a minha vida e também é claro usar as minhas origens para fazer o que mais amo: Viajar e conhecer lugares.

Nessa busca eu encontrei a empresa GENERA, que conforme no próprio site deles descreve são “o primeiro laboratório de genética do Brasil a oferecer uma plataforma de testes de ancestralidade e de saúde personalizada. Desde 2010 investimos em pesquisas e desenvolvimento para cumprir nossa missão de tornar os testes genéticos mais acessíveis à população e promover o bem-estar a partir do autoconhecimento.”

O que é?

O teste de ancestralidade nada mais é do que um teste que vai revelar o seu passado genético, ou seja, suas origens lhes serão apresentadas através do seu DNA.

Sim, através do seu DNA a Genera vai mapear toda a sua origem e também sua saúde.

Como fazer?

Como eu adiantei acima, o meu teste foi feito com a Genera, assim como o da minha irmã.

A Genera é uma empresa muito tecnológica e por isso todo o processo é seguro e simples.

Nós recebemos na nossa casa um kit de coleta de DNA que contém o seguinte:

3 cotonetes (2 para coleta de material e 1 reserva),

2 envelopes, um de amostra e outro de retorno,

1 código para seu cadastro no site,

1 descritivo explicando o passo a passo.

Para fazer a coleta do material, foi bem fácil: Cada um dos cotonetes serviu para esfregar com força no interior de cada lado da bochecha entre 1 e 2 minutos. Depois colocamos os cotonetes no envelope da amostra e depois de seco, no de retorno.

Depois disso, você devolve ao laboratório pelos correios. Rio de Janeiro e São Paulo tem coleta em domicílio. e então é só aguardar o resultado que pode levar 20 dias úteis para sair (agora durante a pandemia, pode demorar um pouco mais).

Meu Resultado

Após todo o processo eu segui ansiosa pelo resultado e quase todo dia conferia o site, mesmo sabendo que quando saísse eles avisariam rsrs.

E quando saiu eu, fiquei enlouquecida pra ver logo cada detalhe e fui surpreendida em muitos momentos.

Ingrid e eu fizemos o mais Genera Completo que revela não só nossa Ancestralidade Global, como também busca parentes, fala sobre saúde e bem estar, linhagens e Gerena Farma.

Descobri através do meu DNA que 70% da minha ancestralidade é proveniente da Europa, sendo 40% só da região da península ibérica. O demais 30% se dividem em 19% sendo na África, 8 % no Oriente Médio e Magrebe e 3% nas Américas.

No mapa conseguimos ver cada país ou região do nosso DNA e sempre com um breve relato da história daquele lugar.

O resultado da minha irmã deu um pouco diferente do meu, mas isso é totalmente normal, e se restavam dúvidas sobre nosso parentesco (eu costumava dizer à ela que minha não havia engravidado dela, coisas de irmã mais velha rsrs) na parte de busca de parentes ela aparece com compatibilidade de irmã rsrs.

A GENERA tem três tipos de teste de DNA para ancestralidade:

1 – Genera Básico – Ancestralidade Global e Busca de Parentes

2 – Genera Standard – Ancestralidade Global, Busca de Parentes, Saúde e Bem estar

3 – Genera Completo – Ancestralidade Global, Busca de Parentes, Saúde e Bem estar, Linhagens e Genera Farma

Como meu teste foi o genera completo, eu fui logo descobrindo muitas coisas que estavam na minha rotina, mas eu não fazia ideia de que as carregava através do DNA. Por exemplo: O teste indicou que tenho grande chance de intolerância a lactose e esse ano havia conversado com minha médica sobre isso e ao cortar principalmente leite da minha dieta eu percebi uma melhora em alguns aspectos.

Outra curiosidade foi a minha pré disposição a fome emocional, e sim quando estou ansiosa, chateada ou até com raiva, como descontroladamente. Também descobri o tipo de dieta que funciona melhor para meu DNA.

Foi também muito interessante saber o tipo de gene que eu tenho e que por isso tenho uma melhor performance em ambientes de estresse.

Além disso o teste me explanou sobre meu alto risco de desenvolver acnes, e tive muitas na adolescência, sobre minha sensibilidade ao sol, sobre vitaminas e muitas outras coisas relacionadas a pele.

Também pude saber sobre remédios que tenho mais resistência ou que funcionam melhor.

Até o tipo de cera que tenho nos ouvidos o teste acertou rsrsrs.

Fiquei impressionada com cada detalhe que foi possível saber da minha da minha vida e ajustar minha dieta, rotina de exercícios, de trabalho e de vida a esses fatores.

Sem dúvidas esse tipo de teste vale muito a pena, não só para sanar nossa curiosidade, mas também para nos ensinar as melhores maneiras de lidar com nosso corpo.

Se quiser saber mais sobre a Genera, no site deles tem preços e todas as informações necessárias para você também descobrir tudo o que o seu DNA tem a revelar sobre você: https://www.genera.com.br/

Sair da versão mobile