Como é voar com a Azul Linhas Aéreas.

Imagem promocional da Azul Linhas Aéreas de uma avião da companhia sobrevoando o céu acima das nuvens com o sol de um amanhecer ao fundo. No canto inferior esquerdo da foto, uma pequena foto da autora Michele do Rêgo em formato circular.

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras é uma companhia aérea do Brasil, fundada em dezembro de 2008 em São Paulo e apesar de ser bem novinha já é a Cia aérea com a maior malha aérea do país atendendo a mais de 100 destinos.

A minha primeira experiência com a Azul foi também a minha primeira experiência voando num Embraer, fabricante brasileira de aeronaves já sendo a terceira fabricante mundial. Inclusive a Azul é a Cia aérea no Brasil com maior frota de Embraer e uma das maiores do mundo.

Meu primeiro voo com a Cia, também foi meu primeiro voo sozinha e minha primeira vez voando com Wi-Fi. Quantas primeiras vezes, não é mesmo? E eu já posso adiantar que foi uma experiência e tanto!

Eu me tornei categoria Diamante, ainda que não tivesse voado com a companhia aérea e com isso consegui acesso há alguns benefícios que deixaram meu voo mais confortável como a marcação de assento no espaço tudo azul, que tem prioridade de desembarque e mais espaço para as pernas. Mas esses detalhes deixo para um outro artigo.

Imagem de uma revista da Azul linhas aéreas aberta pousada sobre o colo, com as pernas esticadas mostrando o espaço a frente da poltrona.

Depois de pesquisar um pouco, encontrei uma passagem com bom preço em milhas aéreas, pela Azul, saindo do Rio de Janeiro com destino à Porto Alegre, em janeiro de 2022,  bem nas datas em que eu precisava estar na região sul para uma viagem à Gramado, e então eu emiti pelo aplicativo da companhia de maneira bem intuitiva e fácil.

Minha mãe, irmã e nosso amigo Alessandro, que estavam embarcando nessa viagem comigo, não iriam voar de azul, pois eles possuíam melhores condições de emitir a passagem em outras cias aéreas e assim eu viajaria sozinha pela primeira vez, o que foi estressante, mas nem tanto quanto num passado não tão distante. Eu tenho medo de voar e então toda vez ao comprar um voo, eu já começava a ter “mini crises de ansiedade”, porém eu percebi que após o falecimento do meu pai, esse medo diminuiu drasticamente, já que eu percebi na pele que meu maior medo era estar longe das pessoas que eu amo e isso já estava acontecendo.

Eu nunca voei de avião, justamente pelo meu medo, mas alguns facilitadores da própria companhia aérea serviram de tranquilizantes, como a disponibilidade de WI-Fi a bordo de maneira gratuita a todos os passageiros, além da marcação de assento com mais conforto, da garantia de espaço dentro do avião para a mala de mão e da prioridade pela categoria Diamante.

O embarque foi bem fácil e rápido, diferentemente da maior parte das cias aéreas, a Azul tem um embarque sem formar filas. Funciona mais ou menos assim: o embarque é organizado por um sistema eletrônico, que indica no painel e em um tapete virtual que aparece no chão, quais os números das poltronas e as letras estão em ordem de embarque. Essa ordem não é sequencial, o que pode causar uma certa confusão de entendimento no começo, pois a ideia é embarcar de maneira inteligente evitando “engarrafamentos” de pessoas dentro da aeronave, então entram pequenos grupos, por vez, de pessoas que irão se sentar ao fundo, no centro e na frente, sendo apenas exceção as prioridades por lei e pessoas da categoria Diamante, que são os primeiros a embarcar.

Imagem de um tapete digital azul no chão do aeroporto contendo números para embarque e algumas pessoas.

Como era minha primeira vez voando com a companhia e eu já cheguei no portão quando o embarque já havia iniciado, eu fiquei olhando o painel e o embarque até entender que eu já devia estar embarcada e fui direto ao atendente para poder embarcar. Mas enquanto eu observava eu avaliava o atendimento aos clientes, que não tinham nenhum tipo de benefício e percebi que todos eram tratados igualmente.

Ao entrar no avião uma aeromoça sorridente nos dava as boas vindas e nos oferecia um sachê de álcool em gel. Entrei, acomodei minha bagagem de mão e fiquei sentadinha na primeira fileira, na janelinha da direita num voo que duraria cerca de 2 horas.

Imagem de dois sachês com 3g cada, de álcool gel 70º na cor azul marinho, da companhia aérea Azul Linhas Aéreas.

Logo após a decolagem, acessei o wi-fi para poder ficar conversando com minha mãe e irmã enquanto elas  ainda não haviam embarcado no Rio de Janeiro, o que foi ótimo, pois foi me deixando mais tranquila durante parte do meu voo, aí depois fia amizade com uma senhora sentada ao meu lado e fomos conversando o restante do tempo.

Como esse voo foi em janeiro de 2022, o serviço de bordo ainda não estava liberado pela ANAC e por isso, somente água, se solicitado, era fornecido durante o voo. Porém o tempo inteiro os comissários e aeromoças nos atendiam com muita simpatia até o desembarque.

Após esse voo, eu viajei de volta ao Rio e depois peguei mais 4 voos para viajar à Fernando de Noronha e em todos eles tive uma experiência muito boa principalmente com o atendimento da companhia aérea Azul. Inclusive no meu voo de ida de São Paulo à Fernando de Noronha, eu fui conversando boa parte dele com duas aeromoças sobre o destino, sobre o avião e sobre a Cia aérea, num papo super descontraído e até prestativo, pois fiz uma pergunta e mesmo não sabendo a resposta ela foi buscar a informação para me responder.

Imagem de um avião Embraer da Azul Linhas Aéreas no momento do embarque no Aeroporto de Fernando de Noronha, com algumas pessoas ao redor.

Além do bom atendimento, todas as aeronaves em que voei estavam com aspecto de novas e bem limpas, para uma aeronave (já tive experiências desagradáveis com limpeza). A disponibilidade de uma revista a bordo e de entretimento por monitores individuais com acesso a tv por assinatura com canais como CNN, Globo News, Nickelodeon, entre outros,  deixam a viagem mais confortável e com  a sensação de passar mais rapidamente.

Imagem minha usando uma máscara facial sentada ao lado da janela do avião.

Minhas experiências com a Azul Linhas Aéreas, até esse momento, fizeram a minha régua de exigência subir, já que  eles tem um diferencial enorme quando se trata de atendimento ao público e isso se dá por treinamento e pessoas comprometidas.

A companhia já foi eleita a melhor do mundo pelo Tripadvisor, que contabiliza as avaliações dos passageiros, e isso com certeza se deu principalmente pelo seu bom atendimento ao cliente que começa na venda e só termina depois do desembarque.

Como eu sempre digo, são as pessoas que fazem a sua experiência ser boa ou não!

 

 

 

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