Acidente nos Lençóis Maranheses e o Seguro Viagem

Muitas pessoas optam por não fazerem um seguro viagem, quando estão viajando. Seja por ter um plano de saúde, ou por não saberem que é possível fazer seguro até para viagens nacionais, ou até mesmo pra economizar. Mas o seguro viagem é muito importante e não deve ser negligenciado, já que ele vai muito além do atendimento médico.

Durante nossa viagem aos Lençóis Maranhenses, em agosto de 2022, resolvemos fazer um passeio que não estava no nosso roteiro inicial, Atins. Como não tínhamos muito tempo para realizar o passeio regular, resolvemos fazer privativo para fazer no tempo que tínhamos disponível. Fomos em 4 numa jardineira, uma Hilux 4×4 com bagageiro modificado para receber passageiros, com espaço ainda para mais 4 pessoas sentadas.

Na volta do nosso passeio, o nosso guia recebeu uma mensagem no grupo de mensagens dos guias da região, pedindo ajuda, informando que havia ocorrido um acidente com uma das caminhonetes que faziam um outro passeio. Como estávamos mais perto fomos os primeiros a chegar no local.

A 4×4 acidentada havia subido a duna e pelas informações do próprio motorista, ao chegar no topo não conseguiu perceber que no canto havia o vale, dessa maneira ele desceu duna abaixo por uns 5 metros ou mais, com todas as pessoas dentro do veículo.

A caminhonete era credenciada pelo ICMBio e o motorista tem mais de 20 anos de experiência pelos Lençóis Maranhenses. Ele inclusive foi um dos pioneiros nos passeios da região que acontecem a pouco mais de 20 anos e conhece muito bem o parque nacional dos Lençóis. 

Quando chegamos ao local, vimos as pessoas acidentadas, em sua maioria aparentemente bem. Com o espaço que tínhamos, conseguimos levar na frente 1 criança e 2 adultos (os pais), que haviam saído da duna por conta própria.

Nosso motorista, Maciel, dirigiu com toda presteza e cautela para sairmos dali o mais rapidamente possível. Pelo caminho fomos encontrando com outras caminhonetes que vinham da cidade para prestar socorro, afinal somente uma 4×4 consegue circular nos lençóis e os guias são as pessoas que melhor conhecem a região.

Passamos também por bombeiros que já estavam de prontidão, na área da Cidade. e liberados chegamos ao hospital em menos de 30 minutos, por um percurso que normalmente levaríamos o dobro.

No Brasil, sempre que há um acidente somos atendimentos pelo SUS, até mesmo quem tem plano de saúde, por isso fomos ao hospital público de Barreirinhas.

Resumindo a história, todos os feridos foram levados ao hospital, receberam atendimento e tiveram alta, a maioria no mesmo dia, e uma pessoa no dia seguinte.

“Mas se todos somos atendidos no hospital público, por que eu preciso de seguro viagem?” Você deve estar se perguntando! Porque o Seguro Viagem vai muito além de atendimento médico.

Um bom seguro viagem vai te oferecer cobertura para compra de remédios, exames que você precise fazer e talvez não esteja disponível na rede pública, indenização por acidente, auxílio hospedagem para ficar mais tempo em uma cidade, caso você precise por algum acidente ou outros eventos, auxílio por alteração ou cancelamento de passagem aérea. Além disso pode cobrir atraso de voo, extravio de bagagem, dentista, indenização por morte e muitas outras coisas relacionadas a viagem.

É claro que esse é o tipo de serviço que ninguém quer usar enquanto em viagem, mas é necessário ter para qualquer eventualidade que pode vir a ocorrer.

A família que nós socorremos não tinha feito seguro viagem. Eles são de uma cidade no Maranhão mesmo e talvez acreditaram não precisar. Mas nesse momento poderiam estar muito mais tranquilos pela segurança de um seguro viagem.

Em minhas viagens eu sempre faço seguro, principalmente se tiver algum tipo aventura. E também não aconselho meus passageiros/amigos a viajarem sem.

O preço de um seguro viagem costuma ser menos de 10% do preço total da viagem, e vale cada centavo se você precisar usar. Vou inclusive deixar aqui, o link da Real Seguro Viagem, que é a corretora que eu uso, confio e indico. Nela você consegue fazer cotação em várias seguradoras e escolher a com melhor custo x beneficio pra você.

Voltando a Cidade de Barreirinhas, fica uma crítica e um elogio. A crítica vai para a comunicação e estrutura: A cidade não possui sequer um helicóptero para auxílio nessas operações, o que é um absurdo, pois causa mais demora no socorro, além de desconforto aos socorridos. Já em relação a comunicação, me incomodou bastante que quando chegamos ao hospital, a única emergência da cidade, essa ainda não tinha a informação de que receberia cerca de 12 pessoas acidentadas num passeio. Nós quem avisamos quando chegamos. Eu fui até a enfermeira bombeira de plantão perguntar se já haviam recebido alguma informação oficial, e ela ligou para quem estava de plantão no batalhão que aí sim falou que estavam sendo resgatados e que em breve chegariam lá. Um grande absurdo isso!!!

Agora o elogio vai para todos os que puderam e foram ajudar de alguma maneira. Os Guias e empresas, mesmo que concorrentes, tem solidariedade com o pesar de um colega. A mobilização entre os profissionais da área de turismo da região, foi exemplar e eu fiquei feliz em poder estar perto e fazer parte desse movimento, já que prezo e amo tanto pelo meu setor.

Michele Raggio do Rêgo

2 respostas para “Acidente nos Lençóis Maranheses e o Seguro Viagem”

  1. Ótimas informações. Seguro é importante por mais que o local escolhido seja nacional, alguns imprevistos podem ocorrer.

Deixe uma resposta

%d