
Saímos do Rio de Janeiro com destino final em Fernando de Noronha, com uma conexão de pouco mais de 10 horas, em Recife.
Voamos no primeiro trecho em um Airbus e no segundo trecho voaríamos em um Embraer. Porém o avião apresentou problemas e por segurança não poderia seguir para Fernando de Noronha.
Foi então que a Azul Linhas Aéreas, acomodou todos os passageiros em outros dois voos. Um saindo logo em seguida e outro que só decolaria ao meio dia.
Nosso grupinho todo foi realocado no voo seguinte em aeronave diferente da inicial, um ATR-72, e saímos com 1 hora e 40 minutos de atraso.
Um ATR é um avião turboélice de menor porte, esse com 72 lugares, que a Azul usa para realizar viagens em trechos mais curtos e com aeroportos menores. Nele cambem menos pessoas e menos bagagens, tem somente 1 banheiro e duas comissárias de bordo.
Como se tratava de uma realocação para um avião menor, os assentos não eram marcados e o embarque foi sem qualquer nível de prioridade, nem mesmo a por lei foi respeitada.
Confesso que apesar do meu medo de voar atualmente ser bem controlado, eu fiquei um pouco ansiosa, mas seguimos com a confiança de uma cia aérea que preza pela segurança.
A decolagem foi diferente, mas tranquila. Ele levanta voo mais lentamente, não inclina tanto e começa as curvas em altitude mais baixa, então você sente um pouco mais de desconforto do que em aviões maiores.
Esses aviões voam a altitudes mais baixas e em velocidades menores, por isso o tempo de voo pode ser um pouco maior e também é possível pegar mais zonas de turbulência. Pra quem tem medo a turbulência é bem desconfortável, mas a gente tem que se apegar a segurança e foi nisso que me apeguei enquanto passamos por áreas assim e também na mão da mãe da minha amiga 😂😂
Como mencionei, é possível pegar mais áreas de turbulência, mas isso não é uma certeza, pois esse avião também possui os equipamentos necessários para que os pilotos identifiquem uma área mais complicada e possam desviar. No nosso voo mesmo quase não tivemos turbulência, somente pouco depois da decolagem, que passamos por muitas nuvens e balançou um pouquinho.
Por ser um turboélice ele também é um pouco mais ruidoso do que outros aviões e esse barulho mais alto pode incomodar pessoas mais sensíveis, mas não é nada absurdo.
Esse avião também tem suas vantagens, por voar mais baixo a pressurização dele é menor, o que causa menos incômodo em ouvidos e também é possível apreciar mais a vista, já que é possível ver tudo um pouco mais de perto.
Bom, o nosso voo foi bem tranquilo e rápido, com duração de 1 hora e 20 minutos. Logo após a decolagem iniciou o serviço de bordo, e nos entregaram uma bebida, suco ou água, um biscoito de polvilho, um bolinho de laranja e as famosas balinhas de aviõezinhos da Azul 🥰
É claro que eu pedi mais balinhas e ganhei outros 6 saquinhos ✈️✈️

Pouco tempo depois de servir todos os passageiros, já se iniciou o recolhimento do nosso lixo e cerca de 30 minutos depois já iniciamos a descida para pouso.
O pouso em Fernando de Noronha foi um pouco desconfortável, esse foi o momento em que o avião balançou bastante, mas nada de errado, é bem comum nesse avião isso acontecer, então foi tudo como o esperado.
Toda a equipe foi muito amável e atenciosa, aliás essa é uma das características da Azul. Todas as solicitações e perguntas que fizemos foram prontamente atendidas e respondidas de maneira muito agradável.
A experiência foi ótima. Chegamos bem ao nosso destino e prontos para curtir o Paraíso!!!

2 respostas para “Como é voar num ATR 72 – Um avião turboélice”
Acabei de ler alguns artigos sobre esse assunto. No entanto esse achei muito interessante. Lucky Patcher loja
Oi Juliana
Obrigada por seu comentário.
Fico feliz que tenha achado interessante.
Espero ter ajudado e seja sempre bem vinda por aqui ☺️