Ícone do site Michele Viaja

Rota dos 7 Lagos – Uma aventura pela Patagônia – Tudo o que precisa saber!

Anúncios

O que é a rota dos 7 Lagos?

Placa em San Martin de los Andes com as distâncias percorridas. Estou apontando para a cidade do Rio de Janeiro, que foi de onde sai.

 

A Rota dos 7 Lagos é um caminho belíssimo dentro da famosa ruta 40 que corta a Argentina de Norte a Sul. Esse trecho é localizado na Patagônia Argentina e tem aproximadamente 110 KM entre as cidades de San Martín de los Andes e Villa La Angostura. A Rota possui esse nome por causa de seus lagos ao longo do caminho.  Lago Lácar, Machónico, Villarino, Falkner, Escondido, Espejo e Correntoso são os 7 lagos responsáveis por compor essa rota que e uma das mais lindas que eu já percorri, mas  pelo caminho também é possível ver o Lago Hermoso, Traful, Espejo Chico e Nahuel Huapi. A estrada oferece paisagens deslumbrantes, com montanhas imponentes, florestas exuberantes e águas cristalinas, sendo uma das rotas turísticas mais populares da região.

Como fazer esse passeio? 

Para realizar essa jornada, você pode ter como base a Cidade de Bariloche, assim como eu fiz, e realizar em apenas 1 dia. Todo o percurso terá aproximadamente 195 km por trecho, ou seja, 195 km para ir e 195 km para voltar. Ao começar por Bariloche, uma cidade encantadora conhecida por sua arquitetura, clima e natureza, você vai percorrer às margens do Lago Nahuel Huapi um lago de origem glaciar, sim um lago formado pelo derretimento do gelo, cercado de montanhas nevadas. Caso você não alugue carro, existem empresas de turismo da região que realizam passeio nessa rota. 

Alguns mais aventureiros fazem a rota de bicicleta, se você for desse time, pode alugar uma bicicleta e se aventurar também. Mas vale lembrar que a estrada possui muitas curvas e ladeiras. 

Quando ir?

Esse é um passeio que é possível fazer durante todo o ano e ver a paisagem diferente a cada estação, porém as melhores épocas são nos meses de primavera e verão sendo até a primeira quinzena de dezembro o melhor período já que depois chegam as férias e tudo fica mais lotado. O outono também é uma boa estação, apesar de que você pode encontrar muitas lojas, restaurantes e até pousadas fechadas, já o inverno é bem rigoroso, afinal estamos falando da patagônia né. 

Sobre 

Lago Espejo – Infelizmente no momento em que passamos por ele, estava nublado

 

Como e uma viagem de dia inteiro, saímos bem cedinho e paramos no caminho para tomar um café, num local bem aconchegante a poucos quilômetros de Villa la Angostura. Depois dessa parada rápida voltamos para a estrada e logo depois de passar direto pelo centrinho da Cidade, fomos surpreendidas pelo Lago Correntoso, como estava cheio, seguimos em direção ao próximo que foi o Espejo, que traduzido seria espelho, isso tudo porque ele reflete a paisagem arborizada ao seu redor. Simplesmente lindo!!!

Em seguida vemos o Lago Escondido, Villarino e Falkner. A maior parte dos lagos, você conseguira apreciar do alto em mirantes, porém o Falkner é um dos lagos em que você poderá chegar pertinho e até molhar as mãos e se banhar se estiver com tempo e o clima ajudar para isso.

Seguindo a rota vemos o lago Machónico, com águas calmas, que passam uma paz incrível.

Lago Machónico

Vale ressaltar que nesse percurso de 110kms não tem  nenhuma loja, restaurante ou posto de combustível, então será um trajeto que será feito sem banheiro ou com possibilidade de comprar algo para se alimentar ou beber, por isso tenha com você água e alguns alimentos como frutas, sanduiches e biscoitos para o caso de fazer paradas mais demoradas e seja uma pessoa que consegue fazer xixi em banheiros incas. Sabe o que é banheiro inca? Qualquer pedra, arvore ou moita que você possa usar para se aliviar rsrsrs. Existem algumas opções de paradas, mas em pequenos vilarejos e pousadas, ao redor da rota. Então é preciso pegar algum desvio para isso.

Conforme vamos chegando a San Martín de los Andes, encontramos o Lago Lácar, um dos maiores da região. Suas águas de cor azul profundo são cercadas por densas florestas, proporcionando uma vista de tirar o fôlego.

Lago Lácar

Finalmente, a jornada pela Rota dos 7 Lagos chega ao seu destino em San Martín de los Andes, uma encantadora cidadezinha de montanha. Situada às margens do Lago Lácar, a cidade oferece aos visitantes uma atmosfera acolhedora e uma variedade de atividades ao ar livre, como caminhadas, passeios de bicicleta e esportes aquáticos no lago.

Eu e minha irmã no Lago Lácar

Além da beleza natural espetacular ao longo da rota, temos também a oportunidade de explorar a cultura e a gastronomia local, por isso escolhemos almoçar em San Martin e passear pelo centrinho, a pé mesmo. A arquitetura da cidade é uma graça, bem estilo alpina com aquele ar de aconchego, sabe?

A Rota dos 7 Lagos é uma experiência inesquecível para os amantes da natureza e da aventura. É uma oportunidade de se desconectar do mundo urbano e mergulhar na serenidade e na beleza intocada da Patagônia argentina. Cada curva da estrada revela uma nova paisagem deslumbrante, nos convidando a ficar maravilhados com a grandiosidade da natureza.

Se você gosta da natureza e está em busca de uma jornada emocionante e memorável, não deixe de fora do seu roteiro a Rota dos 7 Lagos, partindo de Bariloche em direção a San Martín de los Andes. Prepare-se para se encantar com a majestade dos lagos, a imponência das montanhas e a paz que envolve essa região única da Argentina. 

 

 

Por Michele R. do Rêgo 

Sair da versão mobile