Infelizmente estamos vendo o início de uma guerra de grandes proporções no oriente médio. Tudo o que vem acontecendo me deixa muito triste, principalmente pelas vidas civis de todas as nacionalidades que vem sofrendo as consequências de atos criminosos desse grupo classificado por diversos países do mundo como terrorista.
Israel havia sido considerado no ano de 2022, o 5° país mais seguro do mundo para turismo e também por isso recebia nesse momento milhares de visitantes do mundo todo. Então nesse artigo, vamos entender como fica a sua viagem para Israel, caso você tenha alguma passagem aérea marcada para lá.
Como estão os voos para Israel?
Desde a pandemia o Brasil não possui voos diretos à Israel e consequentemente nenhuma cia aérea brasileira opera lá.
Atualmente, antes dos conflitos, a única maneira de um viajante sair do Brasil e chegar em Tel Aviv era usando cias internacionais em voos com conexões. Por esse motivo, pode ser um pouco mais complicado a comunicação, já que em alguns momentos ela precisará ser feita em inglês.
Apesar do aeroporto Ben Gurion (TLV), em Tel Aviv, Israel, ainda estar funcionando nesse momento, ataques na redondeza e a insegurança do local, fizeram com que diversas cias aéreas começassem a cancelar seus voos para lá.
Tenho um voo marcado para Israel, o que fazer?
Primeiro você precisa avaliar para quando é a sua viagem.
Caso sua viagem esteja marcada para os próximos dias, talvez a própria cia aérea já tenha te enviado um comunicado com o cancelamento e informações de como proceder, mas se ainda falta um pouco você deve estar sem saber como agir.
Nesse momento o ideal é entrar em contato com a cia aérea.
Se ainda faltam 2 meses pra sua viagem, por exemplo, não corra imediatamente pra ligar, pois o caos nos meios telefônicos das cias devem estar instalados, deixe esse contato mais imediato para quem tem viagens mais próximas. Então enviar um e-mail nesse primeiro momento é uma boa opção.
Você também pode e deve acompanhar o status do seu voo pelo site e/ou aplicativo da cia aérea.
Para buscar as orientações da cia aérea, você precisará ter em mãos, o localizador do seu voo, seu nome completo, passaporte e/ou cpf.
Cancelamento – Qual o direito do passageiro?
A ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil, regulamenta sobre os cancelamentos de voos na Seção II do Capítulo II da Resolução 400.
Além disso, existe uma cartilha disponível no site que compila todas as informações importantes de maneira fácil e prática. Para acessá-la, clicar aqui.
Mas quais são os seus direitos em caso de cancelamento de voo?
⁃ Se estiver no aeroporto de partida
Segundo a ANAC, é seu direito:
1) Receber o reembolso integral, incluindo a tarifa de embarque;
2) Remarcar o voo, sem custo, para data e horário de sua conveniência; ou
3) Embarcar no próximo voo da mesma empresa ou de outra empresa aérea, para o mesmo destino, sem custo, se houver disponibilidade de lugares. Neste caso, a empresa deverá oferecer assistência material.
⁃ Se estiver em aeroporto de escala ou conexão:
1) Receber o reembolso integral e retornar ao aeroporto de origem, sem nenhum custo, com assistência material por parte da empresa;
2) Permanecer na localidade onde ocorreu a interrupção e receber o reembolso do trecho não utilizado;
3) Remarcar o voo, sem custo, para data e horário de sua conveniência;
4) Embarcar no próximo voo da mesma empresa ou de outra empresa aérea, para o mesmo destino, sem custo, se houver disponibilidade de lugares. Neste caso, a empresa deverá oferecer assistência material; ou
5) Concluir a viagem por outra modalidade de transporte (ônibus, van, táxi, etc), sendo que a empresa deverá oferecer assistência material ao passageiro.
E nossa hospedagem e passeios?
Também é hora de entrar em contato com os meios de hospedagem e empresas de receptivo que já estavam com suas reservas e pagamentos.
Diante da situação será necessário buscar qual o procedimento de cada empresa, visto o que Israel estará determinando regras de cancelamentos e alterações.
O ideal é que faça isso tudo por e-mail para que possa ter documentada toda a tratativa.
Seguro Viagem – e agora? Vai vencer!
Algumas seguradoras já começaram a prorrogar gratuitamente o seguro viagem de quem está em territórios envolvidos nesse conflito e em quem tem Israel como destino final.
Então entre em contato com a sua seguradora para receber as orientações.
Os contatos da sua seguradora estão na sua apólice.
Comprei minha viagem com agência, como faço?
Entre em contato com a sua agência que eles vão te orientar e auxiliar em tudo.
As agências e operadoras brasileiras já receberam orientações de associações representativas em como proceder para cada caso o que vai deixar a sua vida mais fácil, afinal você não vai precisar ficar ligando e enviando e-mails para muitas empresas.
Espero ter ajudado você a resolver esse contratempo e que em breve todos possamos voltar a viajar com liberdade tanto para Israel, quanto para regiões próximas.
Obs: Se você está em Israel, é brasileiro e quer voltar ao Brasil nesse momento, a orientação é entrar no site do Itamaraty para buscar as orientações do governo brasileiro que já está preparado para regatar nosso nativos.
Acredito que todos esperamos que isso acabe o mais rápido possível né.
Reserve aqui Passeios pelo Brasil e pelo Mundo
Faça aqui a reserva do seu carro
Pegue seu chip internacional aqui
Abra sua conta internacional e economize
Escrito por Michele Raggio do Rêgo