Hoje vou falar de como foi minha experiência voando Ibéria.
Alguns de vocês já devem saber que essa não é das melhores cias aéreas que temos em atividade no mundo. A Ibéria é a Cia mais barata para voarmos a Europa, porém coleciona má fama no meio por causa do seu atendimento por parte dos comissários, pelo pouco espaço dentro de seus aviões e por até bem pouco tempo atrás não ter um entretenimento de qualidade a bordo, então eu já me preparei para uma viagem de péssima qualidade.
Meu voo saiu do Rio de Janeiro com destino a Madrid, na Espanha, as 19:05. Aqui no aeroporto Internacional do Rio o guichê de despacho de mala e check in da Cia é o último do terminal de embarque, então a gente anda muito já ali. Depois desse primeiro passo andamos demais até o portão de embarque que estava destinado a esse voo, claro que como o aeroporto mudou e isso faz com que andemos mais, mas o voo saiu de um dos últimos portões.
Já no avião pude perceber que realmente os espaços na classe econômica conseguem ser mais econômicos que o normal. É extremamente apertado e na coluna do meio as fileiras tem 4 assentos e não 3 como normalmente encontrado nos aviões da Latam. Não sei se essa diferença se dá pelo tipo de avião também, já que dessa vez viajamos em um Airbus e sempre viajei de Boeing.
Entretenimento a bordo pra mim é extremamente importante, principalmente em uma viagem de 10 horas, pois eu não consigo dormir, então preciso me ocupar com algo. O conteúdo de filmes, séries e até jogos é bem interessante e atual. Consegui assistir filmes que acabaram de sair do cinema como o filme Fragmentado.
Logo que levantamos voo, minha irmã começou a passar mal, com bastante dor de cabeça e nosso kit com remédios estava todo na mala despachada, então precisei pedir a um comissário. Apesar de ter mais de um voo por dia entre Brasil x Espanha, ninguém ali falava português, apenas espanhol e um inglês bem enrolado. Pedimos então um remédio e eles só tinham Paracetamol, até aí tudo bem, o problema foi na demora em trazer, quase 30 minutos, até a farmácia onde costumo pedir os remédios aqui de casa entrega em menos tempo. O jantar foi servido em meio a uma fraca, mas chata turbulência que levou cerca de 2 horas para acabar, isso causou um certo enjôo em mim e na minha irmã, e não conseguimos comer muito, o sabor também não contribuiu. Após algumas horas minha irmã seguiu passando mal e nós solicitamos o atendimento dos comissários pelo painel de entretenimento, naquele momento uma senhora a nossa frente também solicitou, as luzes de atenção a eles se acenderam, e estamos aguardando o atendimento até agora. Eles passavam ao nosso lado, nós chamávamos e éramos completamente ignoradas, nós duas e a senhora na nossa frente. Cansei de esperar, desistimos de pedir outro comprimido, e então fui até o final do avião solicitar água, que me foi servida de má vontade como se eu estivesse atrapalhando algo. Na hora do café da manhã eles serviram toda a comida dentro de uma caixinha, que para algumas pessoas (como para a mulher ao meu lado), não era entregue em mãos e sim arremessada em cima da mesinha. As bebidas foram servidas logo atrás, mas somente bebidas geladas, o café mesmo só passou depois que já tínhamos acabado de comer.
Chegamos a Madrid já pela manhã e nosso vôo a Málaga só aconteceria no fim daquela tarde então aproveitamos para ir ao centro de Madrid como eu contei aqui e aqui. O vôo para Málaga foi operado pela Air Nostrum, essa Cia é da Ibéria, é a Ibéria regional. O avião era bem menor, mas até que confortável, porém como era um vôo de uma hora nada de alimentos e bebidas estavam inclusos no trajeto, nem mesmo água, tudo era pago e também o avião não contava com um sistema de entretenimento. A equipe tinha apenas 2 comissárias de bordo que foram bastante simpáticas durante todo o percurso.
Para a nossa volta tínhamos mais trechos que para a ida (Málaga X Madrid X São Paulo x Rio de Janeiro), então sabíamos que seria uma viagem ainda mais cansativa e estressante, porém para nossa surpresa o voo de Madrid para São Paulo contou com uma equipe bem mais agradável e atenciosa, além de não ter tido nenhuma turbulência sequer. Apenas a minha TV que não estava funcionando, mas por sorte não tinha uma pessoa sentada ao meu lado então eu usei a TV do vizinho rsrs. O nosso voo de São Paulo para o Rio de Janeiro seria operado pela LaTam, então eu já estava bem mais tranqüila quanto ao atendimento e em nada me decepcionei, pelo contrário até me surpreendi, pois não sabia que em um voo tão curto eu teria um sistema de entretenimento a bordo para assistir filmes.
Se eu voaria novamente Ibéria? Sim, se a diferença de valor for grande, mas se diferença for pouca com certeza escolheria outra Cia Aérea.
18 respostas para “Voando Iberia – Minha experiência com a Cia Aérea”
Nossa! Nem fala!!! Na ida foi horrível, os comissários eram super ignorantes, seco até demais, mas a volta foi tudo bem, as aeromoças nem pareciam ser espanholas e sim brasileiras, de tão simpáticas rs
Nossa que situação chata viu !? Ainda mais indo para um destino dos sonhos mas graças a Deus deu tudo certo e ainda bem que na volta foi bem melhor
Ixiii que situação eiin, as vezes o barato sai caro.
Pelo que percebi o avião até que era legal, mas uma das equipes que trabalhava pra companhia não é muito simpática neh!
Mas, ainda me assusto com pessoas assim, que não importam com o outro, como o chamado de ajuda por estar precisando e apenas ignorarem; não conhecia a companhia e agora vou pensar muito antes de decidir por ela.
Fico feliz porque apesar desse probleminha a viagem pareceu ser ótima!
Beijos e sucesso!
Nossa que decepcionante… esperar 30 minutos por um remédio e ter que jantar em meio à turbulência ninguém merece 😔 espero que tenha mais sorte na próxima, eu acho que não viajaria com essa companhia…
Beijos
Pequenas coisas que fariam a diferença né 🙂
Pequenas coisas que fariam a diferença né 🙂
Nossa quantas situações chatas que passou… é horrível quando o atendimento de avião é ruim, ainda mais se seu voo demora muitas horas. Agora já sei qual não pegar kkkk O relato ficou rico em detalhes… deu pra entender direitinho.
Obrigada Maria, que bom que gostou 🙂
Não conheço essa companhia aérea, mas ao ler seu relato, fiquei pensando: Será que a companhia não pensa em progredir? Eu entendo que muitos pensam que pelo valor ser menor, não se pode exigir, mas poxa, é um viagem para europa, são mais de 10 horas sabe? Não custa ter um equipe mais solicita, caprichar mais na comida… A azul, por exemplo, é super tranquila e é umas das mais em conta aqui do Brasil! Os alimentos são embaladinhos e super caprichados, mesmo que seu voo seja de apenas uma hora, eles disponibilizam tudo!!
Verdade, quando o atendimento é bom tudo fica mais leve. Com a equipe da volta o voo foi bem mais agradável.
Muito importante falar sobre sua experiência, sejam elas boas ou ruins, e percebi que foi honesta nas citações. Bom… eu nunca viajei e com certeza seria um terror pra mim 2h de turbulência..
Turbulência é horrível mesmo, nesse caso a Iberia nem teve responsabilidade né, mas isso acabou deixando a viagem um pouco mais desconfortável. 😉
Olha, eu fico pasma em como realmente muitas empresas não prezam pelo bom atendimento. Será que em pleno século XXI não perceberam a importância disso? Bom… a parte boa é que não foi uma experiência totalmente horrível pra vocês, né? Ainda quero muito viajar para Madrid também e já anotei aqui a sua experiência para ficar bem atenta. Valeu o post! Beijos.
Verdade né Vanessa. 🙂 Obrigada pela visita
Confesso que não conhecia essa viação, até porque nunca viajei para a Europa. mas depois de ler o post, viajarei mais preparada quando for para lá.
🙂
Realmente compensa só pelo preço né
Pois é 🙂