Trilha: Circuito da Vila do Abraão

Um fim de semana em Ilha Grande rende muitos momentos, inúmeras fotos e uma infinidade de dicas, e é por isso que hoje tem mais um post desse pedacinho de paraíso chamado Ilha Grande.

Pra quem quiser ver roteiro completo, hospedagem, vlog da Ilha e passeio de barco é só clicar nos links que deixei aqui!

Hoje o assunto é com os trilheiros de plantão. Quem aqui ama uma boa trilha levanta a mão! 🤚🏻

RESERVE SEU HOTEL CLICANDO AQUI. 

XWLR1201

Ilha Grande é repleta de trilha pra todos os gostos e condicionamento físico. Você pode encontrar as diversas opções aqui, que hoje eu vou falar só da T01, o primeiro circuito trilheiro, o Circuito da Vila do Abraão.

A T01 é a trilha que vai da vila do Abraão, principal Vila da Ilha, passando pela Praia Preta, córrego do Abraão, Ruínas de Lazareto, Ruínas do Aqueduto e Poção.

Essa trilha é parada obrigatória pra quem visita a Ilha pela primeira vez e eu diria que dever ser a sua primeira trilha por lá.

Essa é uma trilha super fácil, com o tempo de duração bem curto. Eu, minha irmã e Nossa amiga fizemos esse circuito em 1:30 já considerando nossas longas paradas para fotos.

Obs: Se você quiser dar uma esticada na trilha poderá fazer a T02 que vai pra Cachoeira da Feiticeira, ela começa no Aqueduto!

A trilha pode ser feita em dois sentidos: Poção, Ruínas do Aqueduto, Ruínas de Lazareto, Praia preta e córrego do Abraão ou Praia Preta, Córrego do Abraão, Ruínas de Lazareto, Ruínas do Aqueduto e Poção.

REET5826
Pedras da Praia Preta 

Eu indico fazer conforme minha segunda menção. Só uma observação quanto ao córrego é que pra passar na ponte de onde poderá vê-lo será necessário que você volte um pouco na trilha já que ele fica acima da praia preta antes do Lazareto ou faça como fizemos seguindo a segunda opção, mas voltando para passar no córrego no final.

Para visitar a Ilha é importante estar com a vacina de febre amarela em dia, pois a região teve caso registrado. E infelizmente se tornou quase impossível ouvir ou ver macacos por lá, pois a ignorância do ser humano causou um desequilíbrio ecológico com a matança desses animais.

Dica bônus: Vá de biquíni pra se banhar na praia preta e no Poção e passe repelente (aliás passe o tempo todo), pois os mosquitos borrachudos de lá atacam sem dó nem piedade.

RESERVE SEU CARRO NESSE LINK.

Breve história sobre cada parada:

Praia Preta: A praia tem esse nome, pois sua areia é escura devido a alta concentração de minerais pesados. Nela deságua o córrego do Abraão, formando uma piscina natural de água doce e bem gelada.

Ruínas de Lazareto: Seguindo pela praia é possível chegar as Ruínas de Lazareto. Essas ruínas são de um hospital de quarentena que funcionou entre  1886-1913 para receber imigrantes infectados pela cólera. Em 1940 depois de outra reforma ele passou a presídio para receber presos comuns, funcionando até 1954 quando teve parte de sua construção destruída.

Ruínas do Aqueduto: Construído em 1896, o aqueduto servia para transportar água da represa da montanha para o Presídio de Lazareto. Hoje a construção é parada certa para lindas fotos.

HKNT9786
Aqueduto

Poção: Conta a história que grupos de escravos eram levados até esse poção para se banharem. Ele fica logo a esquerda do aqueduto.

o Circuito Vila do Abraão vale muito a pena!!!

Deixe um comentário